Começou! A 4ª Copa SPORT KART MG finalmente passou da fase de planejamento para a fase das disputas. Assim como nos últimos campeonatos, os pilotos não se aguentavam de ansiedade. No último sábado (13) finalmente se reencontraram no Kartódromo de Betim para dar início a mais um campeonato.
Aos pilotos que disputaram o campeonato anterior se juntaram vários reforços de peso, e alguns outros que participaram de edições anteriores dos campeonatos SKMG. No total são 58 feras em busca dos troféus e títulos, número recorde de pilotos.
As Etapas 01 e 02 disputadas em sequência tiveram uma emoção atrás da outra. Alguns incidentes polêmicos (sempre tem), mas muitas disputas leais. E pelo Grupo B, elas foram surpreendentemente de altíssimo nível.
O que de melhor houve na Etapa 01 do Grupo B
Sábado foi dia de muita gente nova ir ao pódio, inclusive estreantes. O novato Magalhães cravou a pole-position na Etapa 01, mas na largada perdeu algumas posições (clique nos nomes verdes para conhecer um pouco mais da história de cada piloto).
O pelotão dianteiro andou forte o tempo todo, com Magalhães, Hualter Martucheli, Bruno Bonaudi, Randolfo Silveira, Marco Aurélio e Lucas Mendes, que se alternavam nas primeiras posições.
Com o andamento da corrida, Magalhães foi se recuperando e acabou mesmo conquistando a vitória. Ainda fez a volta mais rápida. Era o dia dele. Conquista impecável, cravando logo de cara seu nome na história do Grupo. Será que temos um favorito ao título? No que depender da confiança e determinação dos adversários, a vida de Magalhães não será tão fácil assim.
Randolfo e Jadson estão de volta ao grupo depois de quase dois anos. Ambos participaram da corrida inaugural do SPORT KART MG, na Taça Integração de Kart Amador ainda em 2014. Enquanto o primeiro disputou poucas corridas desde aquela época, sempre em baterias abertas com os amigos, o segundo passou todo este tempo aprimorando sua técnica em outro campeonato. Ambos conquistaram a segunda colocação, Randolfo na primeira etapa e Jadson na segunda, mostrando que entraram neste campeonato como fortes candidatos ao título.
Dois bons pilotos da 3ª Copa também estrearam bem, mostrando que podem estar novamente na luta pelo título. Na Etapa 01, Bruno Bonaudi conquistou a terceira colocação e Lucas Mendes a quarta.
Finalizando o pódio da primeira corrida, Marco Aurélio teve uma apresentação impecável e subiu pela primeira vez ao pódio. O piloto saiu de madrugada de Brasília só para vir correr. Já veio na estrada se preparando para a corrida, parece que deu certo.
Outros pontos de destaque
Alguns outros pilotos merecem destaque. O sexto colocado foi Hualter, que também fez excelente corrida e disputou as primeiras colocações. Infelizmente não cabem todos no pódio.
Outros dois pilotos novatos estrearam bem, Leo Costa (chegou em oitavo) e Leandro Goecking (chegou em décimo). O campeonato promete!
Não era a hora deles!
Fabiano Oliveira estreou com o pé esquerdo. Não fez um bom qualifying, e durante a corrida o cabo do acelerador de seu kart arrebentou. Trocou de kart e chegou em último.
Marcelo Madureira também trocou de kart (ainda no qualifying), e não teve tempo de fazer uma boa volta de classificação. Largou em último para tentar uma corrida de recuperação, mas não perdeu o bom humor.
A segunda corrida e a redenção de alguns pilotos
O formato de bateria dupla com inversão dos pilotos no grid da segunda corrida foi pensado para dar um #novorumo na campanha dos pilotos. Uma nova oportunidade aos que fizeram uma má estreia. E mais uma vez cumpriu seu papel.
Ronaldo Melo que já havia corrido como convidado em 2015, fez finalmente sua estreia no campeonato. Não teve um bom resultado na primeira, mas brilhou intensamente na segunda. Assumiu a liderança no início e manteve-se lá até o fim. Mesmo com Jadson aproximando-se perigosamente nas últimas voltas, recebeu a bandeirada na frente, com o adversário fungando em seu cangote. A diferença entre ambos foi tão pequena que nem daria tempo de dizer que algum produto “É um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Consulte o médico e o farmacêutico. Leia a bula.”
O terceiro colocado foi novamente Magalhães, o único a figurar no pódio das duas corridas. Também registrou a volta mais rápida de novo. Os demais pilotos já estão preocupados com o desempenho deste cara!
Completando o pódio Yuri Fonseca e Paulo Apocalypse, que protagonizaram um pega eletrizante nas voltas finais. É o primeiro pódio de ambos. Yuri deu um salto de desempenho nas férias, deve ser seu belo novo macacão dando sorte e inspiração. Paulo sofreu de #espíritodarodança na 2ª Copa, e parece que conseguiu se curar. Isso preocupa os demais pilotos por dois motivos: (1) mais um forte candidato ao título vem com tudo para dificultar suas vidas; (2) o #espíritodarodança está à solta em busca de um novo hospedeiro. Todo cuidado é pouco.
Outros pilotos dão lampejos de brilho na Etapa 02
Este campeonato está sendo o mais difícil de se apontar favoritos em toda a história. Fabiano se estrepou na primeira corrida, mas guiou like a boss na segunda para salvar um sétimo lugar e manter a confiança para um bom campeonato.
Wesley Alexsander é outro novato que conseguiu encaixar uma excelente corrida na Etapa 02, terminando na oitava colocação.
Dudu do Genor está de volta ao campeonato. Após estranhar bastante o kart por ter ficado quase um ano parado, pegou confiança e fez uma boa segunda corrida, chegando em décimo.
Logo atrás dele outro patrimônio SPORT KART MG que também está de volta. Bruno Scandiam, nosso importador oficial de Doce de leite da Cooperativa de Itaúna, o melhor doce de leite do mundo (olha o jabá gratuito!). Este é o melhor resultado do piloto no grupo, o que mostra que a experiência adquirida sempre pode ser um diferencial.
Oops!
A segunda corrida teve um incidente cinematográfico e inexplicável na entrada da reta principal. Tudo ia bem quando de repente paaahh!!! Karts para todos os lados. Felizmente ninguém se feriu.
Em um outro incidente, Hualter recebeu um toque e acabou abandonando a corrida. Faz parte, paciência! Uma dica a ele e a todos que passarem por algum momento frustrante em suas vidas: afogue suas mágoas na #espeteriadochef, o melhor espeto de Betim! Mas se beber não dirija!
Os vencedores em Cotas
Todos os pilotos que subiram ao pódio foram entrevistados após a corrida. Confira seus depoimentos (desde já advertimos que o depoimento de Magalhães foi extremamente gigantesco. Grande como seu talento. Certamente o piloto não segurou a felicidade de dois resultados bons e tentou traduzir tudo em palavras…)
***início do depoimento de Magalhães***
-Consegui a pole-position e então achei que ia ter tranquilidade pra sair na frente, mas tomei algumas ultrapassagens na largada e me preocupei. Fiquei imaginando que não seria meu dia. Respirei fundo e acalmei, me concentrei para não cometer erros e não perder posições. Fui me recuperando e nos momentos certos fiz boas ultrapassagens sem perder tempo. Quando cheguei à liderança o foco era abrir vantagem, e consegui. Fiquei muito feliz com a primeira vitoria em um campeonato importante. Terminei a corrida com a certeza que tinha alcançado muito além do que tinha planejado.
-Já na segunda corrida, ao ver todo mundo na minha frente entrei em desespero sem saber como agir em um estilo de largada nunca feito por mim e ainda largando com o kart do último colocado. Não sabia se o kart estava bom ou ruim, mas aí recebi alguns conselhos de amigos, fui me acalmando e entrei na corrida pra tentar um top 10. Encaixei boas ultrapassagens e consegui fazer uma excelente corrida chegando em terceiro. Foi muito difícil, tive muitas brigas de posições, todos com os karts muito parecidos.
***fim do depoimento de Magalhães***
-Corrida boa, nível bom, o campeonato me surpreendeu. Esperava ficar entre os 10 melhores no quali, mas ver meu tempo em segundo foi incrível. Gostei muito, estou muito satisfeito. Este campeonato com certeza vai ficar no meu coração.
Randolfo Silveira, segundo na Etapa 01.
-Minha corrida foi boa, larguei em sexto e cheguei em terceiro. As duas corridas foram boas, acho que as disputas foram melhores que no torneio passado, pessoal se respeitou mais, pelo menos eu não tive nenhum problema.
Bruno Bonaudi, terceiro na Etapa 01.
-A primeira corrida foi boa e bastante disputada na frente. Deu pra competir com todos de igual pra igual. Na segunda etapa logo no inicio uns 3 bateram na reta e me acertaram, ai fui pra grama. Meu kart ficou todo torto!
Lucas Mendes quarto na Etapa 01.
-A sensação (de subir no pódio) é boa, venho de um aprendizado no campeonato anterior, conseguir o primeiro pódio na família SPORT KART MG foi muito bacana.
Marco Aurélio, quinto na Etapa 01.
-A segunda corrida foi muito boa, peguei a Mercedes do Hamilton (risos), larguei mais à frente e foi só correr pra bandeirada.
Ronaldo Melo, vencedor da Etapa 02.
-A corrida foi bacana, peguei o kart que depois venceria no grupo A, larguei lá de trás deu pra ganhar várias posições e quase passar o líder na reta final.
Jadson, segundo na Etapa 02.
-Na primeira fiz um quali ruim, tive dificuldade na primeira corrida. Já na segunda cheguei mais tranquilo, nas oportunidades que surgiam eu ultrapassava e consegui segurar o pessoal que vinha de trás.
Yuri Fonseca, quarto na Etapa 02.
-Na segunda corrida o kart estava bom, tive boas disputas, os adversários deram um pouco de trabalho, não deu pra chegar mais à frente mas o resultado foi bom.
Paulo Apocalypse, quinto na Etapa 02.
Resultados oficiais da etapa
Como de costume, o resultado oficial homologado das Etapas será divulgado até quinta-feira aqui no site, através do tradicional “Resumão da Etapa”. Nele também constará as deliberações da comissão organizadora e outras informações pertinentes.
Já estão publicados no site os resultados e estatísticas das Etapas 01 e 02. Dados como tempo de qualifying, volta-a-volta e resultado de cada corrida, e também estatísticas de melhores voltas de cada piloto estão no link a seguir.
http://www.sportkartmg.com.br/4a-copa-sport-kart-mg-resultados-e-estatisticas/.
Também já foi publicado o grid da próxima etapa, a ser realizada dia 18 de setembro, domingo a partir das 8:30 no Kartódromo RBC Racing. Confira no link a seguir:
http://www.sportkartmg.com.br/4a-copa-sport-kart-mg/grid-proxima-etapa/
*Redação: Lucas Prates
Fotos: Borsatto e Magalhães
Apoio: Kartódromo de Betim e Kartódromo RBC Racing
Patrocínio: Novo Rumo / Espeteria do Chef / Pedal Shop / Quality Service
Muito bacana a redação. As primeiras duas etapas foram só aquecimento, não esperem um campeonato fácil (mesmo no grupo B), vamos brigar por cada posição mantendo o respeito.