Dicas de pilotagem e segurança

Equipamentos e segurança

(1.1) Macacão
(1.2) Capacete fechado com viseira
(1.3) Sapatilha (própria para kart) ou calçado fechado
(1.4) Luvas com os dedos fechados
(1.5) Protetor de costelas
(1.6) Protetor de pescoço
(1.7) Balaclava
(1.8) Recomenda-se usar meias de cano alto

Conferir sempre com o Kartódromo quais destes equipamentos são disponibilizados aos clientes.

(2.1) Os pilotos não devem levar objetos pessoais para a pista (chave, celular, correntes, pulseiras, aneis e afins). Em caso de acidente, o porte destes objetos é extremamente perigoso, podendo causar lesões graves.

(2.2) Nunca desça do kart enquanto estiver na pista. Em qualquer imprevisto, pare o kart, levante as mãos e aguarde atendimento dos fiscais de pista.

(2.3) Sempre que for reduzir a velocidade de forma não-comum, ou quando for entrar nos boxes, é obrigatório sinalizar sua intenção, levantando a mão. Risco de acidentes graves!

(2.4) Cabelos compridos devem ser amarrados e colocados por dentro do macacão.

(2.5) A viseira do capacete deve estar sempre fechada.

Dicas gerais

(3.1) Ao sentar no kart, verifique se os pneus não estão murchos. Verifique se os pneus não estão “lonados” observando uma pequena marcação circular, parecida com um furo, presente na superfície de cada pneu. Enquanto a marcação estiver visível, o pneu está em condições de uso.

(3.2) Ajuste o banco, de forma que as pernas não fiquem muito esticadas ao pisar nos pedais e que os braços não fiquem muito esticados ao virar o volante. Para fazer essas verificações, sente no kart e encoste as costas completamente no encosto do banco.

(3.3) Verifique se os pedais estão indo até o final de seu curso.

(3.4) A utilização correta de lastros é de responsabilidade de cada piloto. Faça as contas com atenção para não ter riscos de ir pra pista abaixo do peso mínimo. Leve em consideração também que todo piloto perde peso durante a corrida, então ir pra pista com uma pequena margem de peso é desejável.

(3.5) Ao colocar lastros em seu kart, distribua por igual o peso dos dois lados (ou o mais próximo disso), sempre que for possível.

(4.1) Seja cauteloso na primeira volta. Aqueça freios e pneus, e comece a imprimir seu ritmo normal ainda no decorrer desta volta, para sentir o kart e a pista.

(4.2) Evite fazer zigue-zagues. Sempre que for possível, acelere até o limite mantendo o traçado correto. Esta é uma forma bem eficiente de se aquecer os freios e pneus, e ainda evita que se pegue sujeira da pista.

(4.3) Se a pista estiver fria (corridas noturnas, ou no inverno, ou no início do dia), a cautela deve se estender por mais algum tempo, pois o kart vai demorar um pouco mais para aquecer.

(4.4) Verifique se seus pés não estão encostando nos cabos de aço do freio e do acelerador, principalmente ao fazer curvas. Fique atento também para não estar apoiando o pé em um dos pedais enquanto se usa o outro.

(5.1) Uma vez que neste momento o que vale é o tempo de volta, não dispute posição! Dê distância dos colegas, esperando até ter pista livre, ou então vá junto com algum piloto que tenha o mesmo ritmo que você.

(5.2) Tente ser mais conservador nas primeiras voltas, para garantir um tempo razoável e também para entender melhor o kart, e deixe para arriscar mais nas últimas voltas.

(6.1) Na largada parada, não acelere antes da hora. Isso irá aquecer a embreagem e provocar um rendimento ruim na largada. Fique atento para não mover seu kart antes do comando de largada.

(6.2) Na largada lançada, mantenha-se colado ao kart da frente. O líder deverá imprimir um ritmo lento e constante até próximo à linha de largada, e todos os demais pilotos devem manter o alinhamento até ser dado o comando de largada.

(6.3) Nas primeiras curvas, dê preferência a fazer seu contorno por dentro, tomando cuidado para não espalhar e jogar o colega pra fora da pista.

(6.4) Na primeira volta as frenagens devem ser antecipadas, pois há muitos karts juntos.

(6.5) Não se desespere para ganhar posições nas primeiras curvas! A corrida é longa…

Pilotagem

(7.1) Utilize todas as zebras da pista. As zebras de entrada e de saída de curva geralmente podem ser utilizadas quase em sua totalidade. As zebras internas das curvas devem ser tocadas em apenas um ponto (ápice), de preferência no meio da curva.

(7.2) Mantenha as mãos firmes e fixas no volante. Quando o piloto muda a posição das mãos durante a pilotagem, ele pode se perder em suas próprias referências.

(7.3) Manuseie o volante com firmeza e suavidade. Virar bruscamente, ou excessivamente o volante, ou ainda fazer muitas correções de direção no contorno de uma curva, tudo isso faz perder tempo.

(7.4) Não deixe o kart deslizar lateralmente na saída das curvas. Se isso acontecer, tente passar a fazer a reaceleração um pouco mais tarde, ou tente mudar o contorno de entrada da curva.

(7.4.1) Pneu “cantando” não é sinal de overdriving! A pilotagem no limite, principalmente com pista emborrachada, faz o pneu “cantar”. E isso não atrapalha a pilotagem. O piloto não deve se guiar pelo barulho do pneu, mas sim pela movimentação do kart, não permitindo que ele deslize lateralmente. 

(7.5) Mantenha visão ampla durante a corrida, visualize sempre um pouco mais à frente na pista. Isso ajuda a ter referências melhores da pista e ajuda também a escapar de acidentes.

(7.6) Não há necessidade de ficar olhando pra trás, a visão ampla também ajudará (principalmente nas curvas) a ter noção do que está acontecendo atrás de você.

(7.7) Enquanto estiver pilotando, tente manter a mente vazia e se concentrar apenas na pilotagem. Pensar muito em teorias e na dinâmica do kart pode desviar seu foco.

(7.8) Ao contornar uma curva, se perceber que o kart está espalhando mais que o normal, tire o pé do acelerador imediatamente.

(7.9) Se em algum momento uma das rodas do kart tocar a grama, também tire o pé do acelerador imediatamente.

(7.10) Se sair da pista, seja na grama ou em áreas de escape, tenha muito cuidado ao voltar para a pista. O retorno só é autorizado se não houver outros karts se aproximando. Também não é permitido obter vantagem excedendo os limites de pista. Portanto, se sair da pista, reduza claramente a velocidade ou então o diretor de prova poderá entender que houve obtenção de vantagem, cabendo punição neste caso.

(7.11) Se rodar ou bater e seu kart permanecer em pista, mantenha seu kart imóvel (segurando o freio) enquanto passam os outros karts. Só movimente o kart quando houver pista livre.

(8.1) Não acelere e freie ao mesmo tempo. Se fizer isso, a embreagem aquecerá e o kart perderá rendimento.

(8.2) De preferência, freie com o kart em linha reta, caso contrário correrá risco de rodar.

(8.3) Entrar muito rápido em uma curva atrapalha a retomada, fazendo o piloto sair lento dessa curva.

(8.4) A reaceleração deve ser combinada com o retorno do volante para a posição neutra, sendo que um pequeno ângulo do volante ainda é aceito. Acelerar o kart com o volante muito virado pode fazer o kart não ganhar velocidade ou mesmo rodar.

(8.5) A frenagem não pode ser muito suave e nem muito forte. Frenagem suave não é eficiente, o piloto precisará de uma maior distância para reduzir a velocidade do seu kart. Frenagem muito forte poderá bloquear as rodas do kart ou até mesmo quebrar a pinça do freio. O ideal é pisar no freio com firmeza, até o final do curso do pedal, mas sem dar trancos e sem pisar com força excessiva.

(8.6) A pressão do freio também não deve aumentar conforme o kart se aproxima ou começa a contornar uma curva, isso poderá fazer o kart rodar. Pelo contrário, o ideal é colocar pressão máxima no início da frenagem e soltar o freio pouco antes de entrar na curva. Dessa forma o kart fará a curva melhor apoiado.

(9.1) Ao receber bandeira azul, permaneça em sua linha de pilotagem, alivie o acelerador e deixe espaço para que os ponteiros passem.

(9.2) Após receber bandeira azul uma vez, pode ser que a bandeira não seja mostrada pra você novamente. Porém, é responsabilidade sua permanecer atento e dar passagem aos próximos pilotos que se aproximarem com maior velocidade.

(9.3) Ao visualizar bandeira amarela, fique atento para possíveis interdições de pista ou fiscais transitando por ela. Não faça ultrapassagens naquele trecho.

(9.4) A bandeira preta e branca diagonal acompanhada do número de seu kart significa uma advertência por infração ou conduta antidesportiva. Esta advertência pode ou não ser acompanhada de uma punição, dependendo do regulamento de cada corrida.

(9.5) Ao receber bandeira quadriculada preta e branca, alivie o acelerador sem pisar no freio. Encaminhe-se para os locais corretos com velocidade moderada, e com bastante atenção e cautela.

(10.1) Antecipe todas as frenagens e passe a frear em todas as curvas.

(10.2) Evite as tangências habituais, aqueles trechos de pista provavelmente estarão emborrachados e com pista molhada escorregarão mais. Via de regra, procure o lado externo de cada curva.

(10.3) Evite zebras e quaisquer partes pintadas, inclusive as faixas brancas.

(10.4) Evite locais com água acumulada, passar na água pode fazer até o motor desligar (“afogar”).

Disputas de posição

Antes de mais nada, reclame menos e raciocine mais! Grande parte dos incidentes de corrida podem ser evitados por você, por mais que o adversário esteja errado. Posicione-se sempre de forma inteligente. Preserve sempre sua corrida e sua segurança!

(11.1) Não existe um regulamento específico sobre como deve acontecer a disputa de posições. Porém, cada pista possui pontos-chave que são mais adequados para ultrapassagens. Estude-os e dê preferência para executar as manobras nestes pontos.

(11.2) Em uma ultrapassagem deve-se escolher o lado de dentro da pista (lado da próxima curva). Ao chegar no ponto de frenagem (ou de tangência), você já deve ter uma porção significativa de kart ao lado do adversário. Se isso ocorrer a preferência da curva já é sua, basta ter cuidado na frenagem e no contorno. Caso contrário a preferência ainda não é sua, e qualquer toque no adversário será passível de punição.

(11.3) Se você estiver distante e se aproximar muito rapidamente de um adversário, tente ser certeiro na primeira tentativa de ultrapassagem para não perder tempo.

(11.4) Caso esteja acompanhando o adversário há mais tempo, planeje a manobra, observe o adversário e perceba em quais pontos ele leva desvantagem. Induza-o a achar que sua tentativa vai ser em um local distinto daquele que você escolheu. 

(11.5) Se não conseguir superar um adversário do mesmo nível que o seu em uma tentativa, tente de formas diferentes e em locais diferentes. Surpreenda-o. Mantenha-se sempre por perto e aproveite eventuais erros dele.

(11.6) Se a disputa o fizer perder muito tempo e não houver sucesso na ultrapassagem, considere a possibilidade de parar de tentar por um tempo e seguir o adversário, melhorando o tempo de volta e evitando que outros pilotos se juntem à disputa.

(11.7) Não são permitidos toques no adversário na zona de frenagem e de contorno de curva. Qualquer toque desta natureza é passível de punição. Se o toque for leve, tire o pé imediatamente e deixe o adversário retornar à sua frente, para que a punição não seja aplicada.

(12. 1) Na defesa de posição, o piloto poderá alterar sua trajetória apenas uma vez até a próxima curva do circuito. Caso deseje “voltar” para fazer a tangência da curva, só poderá voltar até o meio da pista. Qualquer movimentação além disso é caracterizada conhecida como “zigue-zague” e é passível de punição.

(12.2) Para defender uma posição, é necessário mover seu kart antes do adversário. Caso o adversário já tenha mudado sua linha e começado a manobra de ultrapassagem, ele não poderá ser fechado. Não é permitido forçar o adversário a mudar sua trajetória.

(12.3) Se dois pilotos contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar o kart espalhar para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista.

(12.4)  Na iminência de perder posição, uma boa estratégia é antecipar a frenagem e tentar dar o “X” no adversário, ultrapassando-o na saída da curva caso ele deixe espaço.

(13.1) Ao alcançar um retardatário, tente ficar bem visível e ser decidido na hora da ultrapassagem (mas sem correr riscos excessivos). Deve-se tomar cuidado com algum erro que ele possa cometer e que venha a atingir você.

(13.2) Por mais que o retardatário seja obrigado a facilitar a passagem, ele não vai sair da pista, ou parar o kart, ou simplesmente “evaporar” para que os líderes passem. É responsabilidade dos líderes ter prudência e escolher o melhor ponto para passar, cabendo punição caso “atropele” um retardatário. 

(13.3) Se estiver atacando alguém que negocia com retardatários, tente ficar próximo, para se aproveitar de alguma possível confusão entre os dois. Mas mantenha a cautela para que em um eventual incidente, você não seja envolvido.

(13.4) Se houver na sua frente retardatários brigando por posição, tenha prudência redobrada para encontrar espaço suficiente para passar com segurança.

Dicas avançadas

(14.1) Mantenha a concentração. Não deixe as disputas te desestabilizar. Aceite perder posições eventualmente, e capriche para tentar recuperá-las mais adiante.

(14.2) Evite ficar gesticulando! A comunicação entre pilotos é importante, porém gestos excessivos atrapalham a atuação do diretor de provas e isso pode ser considerado atitude antidesportiva, cabendo punição.

(14.3) O kartismo é um esporte que envolve mutias variáveis e muitos competidores buscando o mesmo resultado. Mesmo que você tenha treinado muito, mesmo que tudo esteja nas suas mãos, imprevistos podem acontecer. Existem inúmeras variáveis: existem outros pilotos, existe chance de erro seu ou erro dos colegas, existe chance de falha mecânica. Seu resultado sempre estará correndo riscos, e corridas são assim mesmo. Não leve incidentes para o lado pessoal, adapte-se às condições, encontre soluções, seja eficiente! Sua chance de obter um bom resultado aumentará bastante!

(15.1) Se em alguma manobra esbarrar no adversário, tirando a velocidade dele, ou tirando-o de sua trajetória, ou forçando a passagem com contato do borrachão, devolva a posição!

(15.2) Se eventualmente prejudicar algum adversário na pista, peça desculpas após a corrida!

(15.3) Procure conhecer seus colegas, entender seus estilos de pilotagem, e tente casar sua pilotagem com a dele para que se empurrem quando for conveniente, e disputem de forma respeitosa quando for preciso. O BOM KARTISMO AGRADECE!!!

Significado das bandeiras

Vídeos tutoriais

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com