Temporada foi encerrada nesta quinta-feira. Saiba mais sobre a campanha do campeão e outros destaques do semestre
Verdadeiro fenômeno de audiência e repercussão, o Tabajara Kart Clube é um grupo para treinos, mas que também é um campeonato (seria isso um “campeonato de treinos”?). Calendário e traçados definidos previamente, acompanhamento de um instrutor e rigor na organização dão o tom da “brincadeira”, que no fim das contas é levada bastante a sério pelos participantes.
O Tabajara é diferente de tudo o que é praticado em outros campeonatos de kart, a começar pelo formato: vence quem fizer o melhor tempo de volta. Isso sem falar na quantidade de etapas ao longo do semestre, sistema de pontuação, e por aí vai.
Nas duas edições realizadas até agora, Julim Ribeiro reinou. Piloto com maior número de pódios e vitórias neste semestre, Julim pegou o jeito deste formato de disputa, sendo sempre o homem a ser batido. Saiba mais sobre a trajetória dele ao longo do campeonato e também quais os outros pilotos que mais se destacaram no semestre!
Mais um título na conta
Desde a inauguração do Tabajara, no final de 2021, Julim Ribeiro é destaque. Referência para todos, ídolo para alguns, o fato é que ele desenvolveu uma incrível habilidade de fazer bons tempos de volta, aliando uma pilotagem impecável com inteligência para usar o máximo de fatores a seu favor, incluindo condições ambientais, aderência, rendimento de karts e alianças com colegas em pista.
Já começou forte o semestre, com pódios nas 3 primeiras corridas. Sua primeira vitória veio em agosto, na etapa que foi véspera das 500 milhas de Betim. Teve picos de altíssimo rendimento, como as duas vitórias obtidas na etapa do dia 8/set no RBC Racing (a foto de capa desta reportagem mostra um dos pódios deste dia). Àquela altura ele já disparava na liderança da classificação geral juntamente com Bernardo Thadeu. Os dois disputaram a ponta milésimo a milésimo durante boa parte do semestre.
Na reta final Julim estabeleceu em definitivo uma vantagem sobre o adversário, ao conquistar quatro pódios (um deles com vitória) no mês de novembro. Mais uma vitória na penúltima etapa e título garantido – o piloto sequer correu a corrida final, disputada na última quinta (22) no Kartódromo de Betim.
“O Tabajara pra mim foi o campeonato que mais desenvolveu minha pilotagem, principalmente em questão da busca da melhor volta. Isso agrega bastante para se tornar um piloto forte (juntamente com experiência de corrida). Além disso, o formato faz com que o piloto inexperiente não tenha tanto medo de correr, pois ele não vai estar competindo e eventualmente batendo, não vai ter a pressão de corrida. Este campeonato foi mais difícil que o outro, teve presença de mais pessoas e mais pilotos gabaritados que tentaram levar o caneco. Estou muito satisfeito de ter ganhado o campeonato de novo! Dedico ao Danilo Bicalho e ao Rodrigo Salvador que sempre estiveram comigo… ajudando, andando junto e se desenvolvendo junto nas corridas.”, contou o piloto em conversa com a organização durante a semana, ao ser informado que seu título já estava garantido.
Julim anda de kart há cerca de um ano e meio, e participa de muitos campeonatos. Em outubro foi campeão do GP Brasil, torneio Nacional de kart organizado pelo RBC Racing. Sua trajetória no esporte e sua jornada entre os grandes do Brasil está apenas começando. Em 2023 continuará disputando o Tabajara, também está garantido no Super KM (outro campeonato do LP1), e também vai correr em campeonatos de outros organizadores.
Dono de todas as melhores marcas no histórico geral dos pilotos do Tabajara, ano que vem vai tentar ampliar suas estatísticas, além é claro de lutar por mais um título.
Histórico geral do Tabajara
Ao final de cada semestre a organização divulga os números de todos os participantes. São ao todo 336 pilotos até o fechamento da 2ª edição. Confira as melhores marcas em cada quesito:
- Quantidade de corridas disputadas: Julim Ribeiro (53), Leonardo Mapa (47), Bernardo Silveira (46)
- Pontos conquistados: Julim Ribeiro (179,713), Rodrigo Salvador (178,788), Wasley Miller (176,127)
- Total de pódios conquistados: Julim Ribeiro (43), Wasley Miller (28), Rodrigo Salvador (24)
- Vitórias: Julim Ribeiro (13). Rodrigo Salvador (9), Bernardo Thadeu (7)
+ Clique aqui e veja o histórico geral de pilotos do Tabajara!
+ Acompanhe as notícias do Tabajara nas redes sociais: Instagram e no Facebook
Os dez melhores do semestre
Bernardo Thadeu foi o vice-campeão, e sempre que está presente nas corridas, é candidato forte à vitória. Fechou o semestre com 15 participações e 5 vitórias.
Rodrigo Salvador e Dan Bicalho também são dois pilotos sempre muito fortes. Rodrigo fez 16 participações e 5 vitórias, terminando em terceiro lugar. Dan cravou menos vitórias: duas, em 17 participações. Porém conquistou resultados mais constantes, o que lhe rendeu o quarto lugar com pontuação próxima a de Rodrigo.
Peter Silva liberou seu talento neste semestre, marcando sua primeira vitória em agosto e depois mais 3 triunfos ao longo do semestre. Fechou a competição em quinto lugar.
O TOP10 segue com Wasley Miller, Obadias Aguilar, Alexandre Gonçalves, Luís Caceres e Bernardo Silveira, nesta ordem. Foi a primeira vez que Obadias e Bernardo levaram troféu ao final do semestre. E curiosamente, Obadias e Alexandre não conquistaram vitória nesta edição, com Obadias perdendo a vitória em uma das etapas por apenas um milésimo de diferença.
A disputa pela décima colocação geral foi acirrada até o fim. Na última corrida brilhou a estrela do jovem Bernardo, que venceu pela primeira vez no Tabajara e somou os pontos necessários para entrar para o grupo dos 10 melhores. Seus adversários diretos deram muito trabalho, com Marcelo Augusto também conquistando pódio nesta corrida em 3º lugar, e o organizador Lucas Prates recebendo a bandeirada com o 6º tempo (Esdras Aguilar e Leonardo Mapa também estavam no páreo, mas não melhoraram sua pontuação nesta etapa).
O melhor estreante da edição também foi presenteado com troféu. Diego Martins, com 23 participações e 1 vitória, terminou o campeonato em 15º, seguido de perto por Robert Lara (16º), outro estreante.
Como participar do Tabajara?
O Tabajara é um grupo aberto, as corridas são avulsas e o piloto só paga o valor das corridas. Qualquer piloto que já esteja habituado a andar de Super kart pode participar. Interessados devem entrar em contato com a organização e solicitar vaga. Já na primeira semana de janeiro uma nova edição será iniciada, com pilotos veteranos e estreantes, com formato de disputa mantido e ampliação do calendário, e com etapas em três pistas diferentes (Kartódromo de Betim, RBC Racing e Space Kart Shopping BH Outlet).
+ Clique aqui e confira a classificação final do campeonato
Redação e fotos: @lpfiuzza
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paiva_design_helmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@pedroking21 – Vídeomaker
@chronosenergy – Energético 100% natural