Poucas vagas para muitas estrelas tornaram as corridas emocionantes
O Kartódromo de Betim sediou no último sábado (15) a terceira edição do LP1 Acelera!, o torneio Nacional do LP1 Kart Racing. As corridas começaram às 8h da manhã e se estenderam até as 15h, divididas em quatro fases distintas e eliminatórias. Participaram 103 pilotos de 7 Estados diferentes, e a terceira fase do torneio foi a Semifinal. Nela participaram 20 pilotos em cada bateria, onde passavam apenas seis de cada para a grande final.
Cada grupo correu uma bateria com 3 minutos de tomada de tempo e 15 minutos de corrida, no Traçado 1 invertido.
Cantoni vence Semifinal S1
Largando em quinto lugar, Rafael Cantoni não demorou para assumir a liderança da corrida. Tinha em mãos um bom kart e abriu uma distância confortável dos adversários, que mesmo se empurrando em alguns momentos não conseguiram oferecer risco. Venceu e carimbou seu passaporte para a grande final do torneio. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da corrida vencida por Cantoni. O piloto atualmente não corre nos campeonatos regulares LP1.
“Corrida foi boa demais, não consegui fazer uma boa tomada de tempo, peguei trânsito… Mas larguei bem, consegui pegar umas posições e passar pra primeiro. Ganhar do Alexandre Vieira não tem preço!“, brincou o vencedor, em entrevista após a corrida.
O pelotão de 4 karts que se formou atrás do líder soube ter cabeça para garantir as vagas na final. Com poucas trocas de posições, seguiram juntos até o fim. Alexandre Vieira chegou a passar Dan Bicalho, mas cedeu o segundo posto na linha de chegada. Lucas Bessas e o pole-position Saulo Vieira completaram o pódio.
Já a disputa pela sexta colocação e última vaga para a final pegou fogo, chegando a contar em alguns momentos com nove karts andando juntos. Houve muitas trocas de posições e alguns toques. No fim das contas Adriano Lima venceu a disputa e finalizou em sexto.
Nas semifinais a competição se afunila bastante. Figuras importantes do kartismo mineiro, como o atual campeão do The Kart Championship, Marcelo Augusto (7º) e o atual campeão do Super KM, Bernardo Thadeu (18º), e também o vencedor da C2 Dhiego Monstrão ou o icônico e veterano Wilson Cristofani (13º) ficaram pelo caminho.
Menções honrosas para Leon Firme (16º), forasteiro capixaba que fez a melhor volta da corrida, com 1:04.821, e Isabel Costa, a melhor representante feminina desta edição do torneio. Ela havia passado para a semifinal com a última vaga de sua bateria, porém com uma corrida relativamente tranquila. Na semi apresentou um bom ritmo, mas finalizou na 14ª colocação.
+ Acompanhe as notícias do LP1 Acelera! nas redes sociais: Instagram e no Facebook
Léo Oliveira vence mais uma
O piloto mais inspirado do dia até aquele momento era Léo Oliveira. Vencedor de uma das classificatórias, continuou com o pé no porão para subir de novo no lugar mais alto do pódio, desta vez na Semifinal S2.
“Tiarlles me ajudou na tomada de tempo, conseguiu me colocar em terceiro e ele classificou em quinto. Pulei pra ponta da corrida na segunda ou terceira volta, o kart não era bom, não fazia curva pra direita, não tinha chão, mas o Eynar foi me empurrando, faltando cinco voltas ele me passou, depois passei ele novamente e consegui chegar em primeiro.”, contou Léo.
Os sete primeiros andaram próximos até o final da corrida. Pole-position, Juciê Abreu perdeu um pouco de espaço durante a corrida mas ainda conseguiu salvar a última vaga para a grande final. A melhor volta da corrida foi de Demétrio Souza, com 1:04.553. Eynar recebeu a quadriculada em segundo, seguido por Rodrigo Salvador e Ary Buono. Um pouquinho mais atrás Tiarlles Miller fechou o pódio em quinto.
Menções honrosas para Warley Alvarenga (12º), que fez uma excelente tomada de tempo, largou em segundo mas não manteve o ritmo, e Arthur Inácio, mais um membro fortíssimo da delegação capixaba, que conseguiu pódio na classificatória mas não repetiu o desempenho na semifinal.
Alguns pilotos que ficaram pelo caminho foram João Paiva (7º), finalista do Acelera! ano passado e Rogério Ferrum (11º), piloto experiente que possui títulos no Sport kart e The Kart Championship.
+ Perdeu a Transmissão ao Vivo? O vídeo na íntegra continua disponível no YouTube, acesse e assista! CLIQUE AQUI
Vincenzo fatura Semifinal S3
A terceira semifinal teve um trenzinho entre os cinco primeiros, que souberam se respeitar todo o tempo e abrir distância dos demais. Pole-position, Roberto Ferreira manteve a ponta nas primeiras voltas mas logo foi superado por Vincenzo Sirianni. Guido Arthur, Lucas Prates e Luiz Fernando Batman completaram a fila. Foi uma corrida sem sustos para o grupo. Guido ainda cedeu a posição para Lucas na última volta por entender ter sido ajudado durante a corrida.
“Corrida começou bem na tomada de tempo, larguei em terceiro, na largada pulei pra segundo, aí depois de 3 ou 4 voltas tomei a primeira posição e assim foi até o final, com a ajuda do Roberto Ferreira.”, contou o italiano, que neste semestre disputa o Super KM.
A disputa pelo sexto lugar foi encardida até o fim. Um pelotão de 8 karts lutou pela última vaga na final, e houve um bom revezamento da 6ª posição durante a corrida. Na última curva Guilherme Rotheia colocou de lado, tracionou bem, e superou Rafael Santini na linha de chegada por míseros 26 milésimos.
Santini foi, a propósito, uma atração à parte no LP1 Acelera! deste ano. Paulista e atual campeão do NKR (circuito Nacional de Kart Rental, que conta com 11 eventos ao longo do ano em vários locais do país – o LP1 Acelera! não faz parte do NKR), nunca havia participado das competições LP1. Já acostumado com a pista de Betim, andou na frente durante quase toda a classificatória, e na semifinal sofreu um pouco mais com as disputas. Segurou o sexto posto no terço final da corrida, mas acabou ficando de fora da final por muito pouco.
A melhor volta da corrida e de toda a fase Repescagem / Semifinal que foi realizada no Traçado 1 invertido foi de Alexandre Gonçalves, com 1:04.496.
Julim Ribeiro (9º), atual bicampeão do Tabajara Kart Clube, Ramon Tancredo (18º), vencedor de uma das classificatórias, e Christopher Fiorani (10º), capixaba que também levou pódio na fase classificatória foram alguns dos bons pilotos que encerraram sua participação no Acelera! nesta corrida.
Pilotos da “Bacia das almas” ficam pelo caminho
O regulamento do LP1 Acelera! conta com vários gatilhos interessantes. Um deles é dar vagas especiais para a fase semifinal, sendo uma para cada classificatória, para o piloto com melhor tempo de volta dentre aqueles que seriam eliminados. É uma oportunidade para o piloto rápido que teve algum imprevisto na classificatória poder continuar na disputa.
Nesta edição do Acelera! a “Bacia das almas” não levou os pilotos muito além. Leonardo Martins e Joanes Peixoto ficaram pelo caminho na Semifinal S1. Edgar Marcucci, piloto que até semana passada não conhecia o Kartódromo de Betim, sucumbiu na S2 – detalhe que no Traçado invertido ele nunca havia andado, teve 3 minutos para aprender e 15 para tentar alguma coisa. Luigi Martins e Pedro King21 foram eliminados na S3.
A grande final foi realizada logo na sequência, com os 20 pilotos classificados.
+ Confira aqui os resultados de todas as corridas realizadas e também a classificação final do torneio
+ Confira as fotos do torneio neste link, na seção FOTOS.
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse e @tonafoliabh
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br
@rsimobiliaria
@ferrum_comercial
@avistvistorias
@guirotheia
@transfermixbh
@istpayoficial
@fatvlive
@areatabrasil
@kartodromobetim
@cbsportsmanaus
www.hakkah.com.br