Competição foi encerrada na última quinta (29), etapa final teve vitória de Léo Bastos
O Tabajara Kart Clube grupo de treinos do LP1 (ou seria um Campeonato de treinos?) teve o encerramento de sua 3ª edição na última quinta-feira (29) no Kartódromo RBC Racing. A final teve corrida única no inédito Traçado 7 horário e pista cheia, seguida de uma boa confraternização com muitos comes e bebes para fechar o semestre daquele jeito que todo mundo gosta!
A corrida foi bastante agitada, com os pilotos lutando para conseguir bons espaços para fazerem suas voltas rápidas. Léo Bastos ganhou a corrida com mais de 3 décimos de vantagem, algo difícil de se alcançar ainda mais com pista cheia. Julim Ribeiro, que já tinha garantido o título na semana anterior, não pôde comparecer à etapa, mas mesmo assim teve sua terceira conquista confirmada.
Diferente dos outros campeonatos
Algumas pessoas ainda não conhecem, então vale a explicação.
O Tabajara consiste em corridas avulsas, geralmente uma por semana, e o formato é diferente de corridas tradicionais: enquanto que em corridas normais há disputa por posição e ganha quem chega na frente, no Tabajara a disputa é contra o relógio, corridas de 20 minutos e ganha quem faz o melhor tempo de volta.
Em cada corrida é atribuída uma pontuação, na tabela de classificação constam os 12 melhores resultados de cada piloto independentemente do número de participações. Ao final do semestre são premiados os 10 pilotos mais bem pontuados, além do “Destaque do semestre” (melhor piloto iniciante).
+ Acompanhe as notícias do Tabajara Kart Clube nas redes sociais: Instagram e no Facebook
A etapa final
Léo Bastos não teve grandes dificuldades para vencer a corrida. O pódio teve ainda Pedro Giovannini (seu primeiro pódio no Tabajara), Lucas Guimarães, João Paulo Lott e Luiz Fernando Batman.
Léo e Lucas já possuem vitórias no Tabajara, porém os dois pilotos participam com pouca frequência. Já Lott e Batman são mais assíduos, ambos também já possuem vitória no grupo. Nenhum dos pilotos do quinteto chegou à final com chances de TOP10, devido à menor frequência de participação de todos eles.
Julim tricampeão!
Julim Ribeiro conseguiu alguns bons resultados no início do semestre. Nos últimos meses intensificou sua participação, assumiu a liderança nas semanas finais e partiu para mais uma conquista, seu terceiro título em três edições realizadas do Tabajara. Seus números impressionam: foram 21 participações no total, com 14 pódios conquistados – oito deles com vitória. É o maior número de vitórias alcançado por um piloto em uma única edição do campeonato.
Julim chegou à penúltima etapa (realizada dia 24/6 em Betim) já com o título nas mãos. Mas não quis saber e cravou duas vitórias, uma delas com 3 décimos de vantagem e outra com 6 décimos de vantagem.
“Ninguém pega o pai mais não!”, brincou o piloto em seu depoimento pós-corrida para a já tradicional postagem com trilha sonora feita nas redes sociais do Tabajara. O fato é que Julim Ribeiro aprendeu como ninguém a se dar bem neste tipo de disputa. Os três títulos até aqui foram mais do que merecidos. A imagem de capa da reportagem mostra a montagem de pódio com os cinco melhores pilotos do campeonato.
Destaques do semestre
Marcelo Augusto foi o vice-campeão, chegou a liderar a competição por várias semanas. Fechou com 2 vitórias e 24 participações.
Ary Buono ficou em terceiro, também chegou a ser líder. Alcançou um importante feito pessoal, se tornando o primeiro piloto a ter vitória nas 3 pistas frequentadas pelo Tabajara: Kartódromo de Betim, Kartódromo RBC e Space Kart Shopping BH Outlet Plus. Foram duas vitórias neste semestre e 29 participações.
Dan Bicalho terminou em quarto lugar ostentando o melhor índice de aproveitamento Tabajara do semestre: foram 5 vitórias em 13 participações.
Lucas Prates, organizador do campeonato, fechou o semestre em quinto lugar, com 3 vitórias e 16 participações.
Léo Mapa ganhou o troféu de sexto lugar geral, curiosamente ele foi o único piloto do TOP10 a não conquistar vitórias. Seu elevado número de boas pontuações ao longo das 22 participações segurou o piloto entre os melhores do semestre.
Alexandre Gonçalves terminou em sétimo, com duas vitórias em 15 participações.
Esdras Aguilar conquistou uma vitória em 16 participações, e chegou ao fim do semestre em oitavo lugar.
Lucas Starling alcançou três vitórias em 14 participações, e o nono lugar geral.
Wilson Cristofani fechou o TOP10 com três vitórias e 16 paticipações.
Menção honrosa para Karlo Philipe, o Destaque do semestre. O piloto teve um rápido crescimento, começou o ano tomando 1,5 segundos do vencedor, e fechou o semestre com 5 pódios e o 16º lugar geral.
O índice de aproveitamento Tabajara
Julim foi campeão com sobras, porém outros pilotos merecem congratulações pelo seu nível de aproveitamento. Este índice foi calculado multiplicando a porcentagem de corridas participadas pela porcentagem de pontos alcançados de cada piloto. O índice vai de zero a um, quanto mais próximo de 1 melhor o aproveitamento do piloto.
Dan Bicalho alcançou o melhor índice (0,91). Outros dois pilotos com índice bastante elevado foram Lucas Starling (0,83) e Alexandre Gonçalves (0,78). Ter um índice elevado significa que o piloto conseguiu bons resultados na grande maioria de corridas que participou, e que o piloto participou de corridas suficientes para poder lutar pelo título.
Algumas estatísticas da 3ª edição do Tabajara
- 31 datas (recorde)
- 331 participantes (recorde)
- 1373 participações (recorde)
- 3 pistas frequentadas
- 40 pilotos diferentes conquistaram vitória (recorde)
- 108 pilotos diferentes conquistaram pódio (recorde)
- Ary Buono foi o piloto com mais participações (29)
- A etapa mais cheia desta edição contou com 103 participações (divididas em 4 corridas)
- A corrida mais cheia contou com 39 pilotos em pista
Quer participar também do Tabajara? Entre em contato com a organização e solicite sua vaga! A próxima edição já começa na próxima semana. O calendário completo, lista de traçados e regulamento já estão publicados aqui no site.
+ Confira aqui a classificação final do campeonato
Redação e fotos: @lpfiuzza
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Minascopy, inteligência em outsourcing e gestão de processos
@rsimobiliaria – RS imobiliária, compra, venda e aluguel de imóveis
@ferrum_comercial – Ferrum, serviço e indústria de ferro
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
Hakkah marketing digital