Campeonato foi encerrado no último dia 25
O Netkart chegou ao fim de sua 20ª edição no dia 25 de novembro (sábado), com sua etapa final sendo realizada no Kartódromo de Betim. O campeonato semestral administrado pelo LP1 Kart Racing que acontece aos sábados de tarde teve no total 43 participantes competindo em duas categorias: Acesso e Graduados. Realizou ao todo cinco etapas distribuídas entre o Kartódromo de Betim e o Kartódromo RBC Racing.
De volta aos campeonatos LP1, Arthur Moura finalmente conquistou seu primeiro título, na Categoria Acesso. Já Guilherme Rotheia disputa o Netkart há vários anos e anotou desta vez o sétimo título em seu currículo.
O primeiro título de Arthur
Arthur Moura conheceu os campeonatos LP1 no período da pandemia, e participou de uma edição da extinta Copa Centro-oeste MG de kart. Como foi seu primeiro campeonato, acabou não conseguindo encaixar atuações de destaque.
Agora já com um pouco mais de experiência, resolveu voltar ao kartismo. O piloto aliou alguns treinos no Tabajara Kart Clube (grupo de treinos do LP1) com as etapas do campeonato, e durante todo o semestre lutou para superar os adversários e também o seu próprio psicológico.
Na última etapa Arthur quase foi vencido pela ansiedade, mas o trabalho bem feito ao longo do campeonato (incluindo duas vitórias) garantiram-lhe seu primeiro título no kartismo.
“Você resumiu bem , a ansiedade atrapalhou bastante! Larguei em oitavo, com o Pedro Paulo logo atrás. Então estava tudo sob controle. Na largada quase rodei, alguém me consertou, vi de canto de olho que o Pedro tinha rodado, então eu só precisava me manter na pista… coisa que não fiz (risos). No ‘flat’ coloquei por fora em uma disputa e saí da pista. Tentei voltar e fazer a volta mais rápida, os líderes me passaram e eu imaginava que se o Fabrício ganhasse e fizesse a melhor volta ele seria campeão. Depois da corrida mais ansiedade pra ver o resultado! Quero agradecer ao Dudu Machado, ao Lucas e o pessoal que me ensinou nos treinamentos, o grupo do Tabajara e as amizades do super kart.”, contou o campeão em entrevista, detalhando como foi a sua corrida final. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio geral da Categoria Acesso.
+ Acompanhe as notícias do Netkart nas redes sociais: Instagram e no Facebook
Destaques do campeonato: Categoria Acesso
O maior destaque foi o grupo como um todo. De 23 pilotos, 18 estavam em sua primeira competição. Erros e barbeiragens de pilotos com pouca experiência aconteceram ao longo da competição. Mas poucas vezes se viu um grupo tão engajado em treinar e em ouvir orientações. Todos os pilotos, sem exceção, evoluíram bastante tanto no aspecto técnico de desempenho, quanto no aspecto técnico de disputas e tomadas de decisões, e também no aspecto mental.
Fabrício Chagas e Pedro Paulo Goulart chegaram na reta final com chances de título. O jovem Pedro Paulo anotou uma vitória no semestre, e Fabrício anotou duas. Ambos finalizaram o campeonato com TOP10 em todas as etapas.
Thiago Medina foi outro grande destaque desde o início da edição, já cravando um segundo lugar na etapa inicial. Voltou ao pódio na última corrida do ano e fechou a competição em quarto lugar com 90 pontos, dois a menos que Fabrício (o vice) e Pedro Paulo (3º lugar).
Ivo de Castro se manteve entre os protagonistas de sua categoria o tempo todo. Fechou a competição em quinto lugar, com três pódios.
Kevin Soares (6º), Theo Valente (8º) e Israel Rocha (9º) conquistaram um pódio em cinco etapas, cada um deles, e também terminaram o ano em alta.
Em meio a tantos pilotos estreantes, Robert Lara foi o veterano mais bem colocado. Terminou na sétima colocação, com três pódios conquistados. João Antônio, também veterano, terminou o campeonato em 10º lugar.
+ Confira aqui a classificação final de cada categoria do campeonato
Gui Rotheia heptacampeão
Na Categoria Graduados, Guilherme Rotheia e Léo Bastos chegaram à decisão com três pódios em quatro corridas. Tudo estava indefinido, mas Guilherme tratou de definir a seu modo desde o início. Cravou pole-position, liderou a corrida inteira, venceu e fez a melhor volta. Léo ainda fez bonito e recebeu a bandeirada em terceiro. Ambos anotaram mais um pódio, Guilherme levou pra casa seu sétimo título no Netkart.
“No campeonato como um todo eu fui bem regular, tive um deslize no RBC onde peguei um kart um pouco pior e fiz P6. A gente trouxe a briga até o final, estávamos eu e Léo Bastos. Hoje eu sabia que tinha que chegar entre os 5 melhores para ser campeão, foi só pilotar com a cabeça no lugar pra garantir mais um título.”, contou o campeão.
Destaques do campeonato: Graduados
Além de Guilherme e Léo Bastos, outro que andou muito bem foi Leonardo Mapa. O piloto anotou 3 pódios em cinco corridas, e mesmo abandonando a final, garantiu o terceiro posto na tabela.
Obadias Aguilar conseguiu um bom resultado na última corrida e subiu uma posição na classificação, encerrando o semestre em quarto lugar. Marcelo Augusto fechou o pódio, em quinto.
Com seu primeiro pódio no semestre acontecendo apenas no fechamento do campeonato, Jorge Malta ganhou muitas posições e entrou no TOP10 geral, fechando o ano em sétimo lugar. À frente dele, Felício Mansur (6º). Atrás dele, Bruno Cicarelli (8º), Joanes Peixoto (9º) e Gustavo Oliveira (10º) completaram o grupo dos 10 pilotos que levam troféu pra casa.
Balanço final
Foi um bom campeonato, onde os iniciantes andaram em ritmo forte, se dedicaram muito nos treinos, e estavam o tempo todo dispostos a aprender. O engajamento dos iniciantes foi tão forte que o índice de evasão para a próxima edição será muito mais baixo que o habitual.
Nos graduados, as disputas fortes como sempre, sem deixar de lado o “comportamento Nutella” que a organização sempre prega. Em fevereiro os pilotos voltam a se encontrar para a 21ª edição do campeonato.
Histórico de participação dos pilotos
A organização mantém aqui no site a relação completa de todos os pilotos que já participaram de alguma edição do Netkart desde que passou a ser organizado pelo LP1, em 2018, bem como as principais estatísticas ao longo destas edições. No link a seguir podem ser conferidas essas informações, como por exemplo quantas edições cada piloto participou ou a quantidade de vitórias ou de pontos que cada piloto acumulou ao longo de suas participações.
CLIQUE AQUI e confira o histórico de pilotos!
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Minascopy, inteligência em outsourcing e gestão de processos
@rsimobiliaria – RS imobiliária, compra, venda e aluguel de imóveis
@ferrum_comercial – Ferrum, serviço e indústria de ferro
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
Hakkah marketing digital