Bernardo Thadeu é o campeão do 4º Tabajara Kart Clube

Compartilhe com os amigos!
Joanes Peixoto venceu a disputadíssima Super Final

O Kartódromo de Betim foi palco no último domingo (17) da última etapa e da Super Final da 4ª edição do Tabajara Kart Clube. O grupo de treinos + campeonato de voltas rápidas semestral organizado pelo LP1 Kart Racing foi mais uma vez sucesso de público ao longo de suas 33 etapas, com corridas durante a semana e nos finais de semana, distribuídas entre o Kartódromo de Betim e o Kartódromo RBC Racing.

Dominante durante todo o semestre, Bernardo Thadeu passou sufoco para se classificar para a Super Final. Mas deu tudo certo para o piloto, que terminou a finalíssima em segundo lugar e somou os pontos necessários para levar seu primeiro título no Tabajara.

Após as corridas, foi realizada uma bela confraternização de encerramento de temporada, com comes e bebes para pilotos e acompanhantes.

Diferente de outros campeonatos

É sempre importante explicar o formato peculiar do Tabajara. Ele consiste em etapas semanais, em cada etapa é realizada uma ou mais corridas. O grupo é aberto e as corridas são avulsas, dessa forma não há taxa de inscrição, qualquer piloto habilitado na modalidade Super kart pode participar, e os pilotos têm liberdade para escolher quais corridas querem participar.

A disputa é contra o relógio: corridas de 20 minutos e ganha quem fizer o melhor tempo de volta. Diferente de corridas tradicionais, onde há largada, disputa por posição, e ganha quem chega na frente. Em cada corrida do Tabajara é atribuída uma pontuação, na tabela de classificação constam os 10 melhores resultados de cada piloto independentemente do número de participações.

A última etapa do semestre segue as mesmas regras, porém os melhores de cada corrida passam para a Super Final, corrida gratuita mais curta e que vale pontuação extra no campeonato. Ou seja, para ser campeão, é imperativo que se participe da última etapa e se classifique para a Super Final.

Além de tudo isso, algumas etapas específicas possuem dinâmicas especiais, anunciadas previamente, que na verdade não afetam o formato de disputa. Como se trata de um grupo de treinos, essas dinâmicas são inseridas para oferecer aos pilotos oportunidade de praticar situações diferentes e aumentar seu leque de conhecimento.

+ Acompanhe as notícias do Tabajara Kart Clube nas redes sociais: Instagram e no Facebook

Destaques da última etapa

A última etapa do semestre contou com 4 corridas e 109 pilotos no total. Os 20 melhores colocados da Classificação geral na semana anterior à etapa foram os cabeças-de-chave e se dividiram igualmente entre as corridas em comum acordo de escolha de horários. Os demais pilotos foram distribuídos através de sorteio.

Em cada corrida com 27-28 pilotos passariam os 5 melhores para a Super Final, e rolou até bolão entre os pilotos para ver quem acertava mais palpites de classificados. O piloto Marcelo Augusto mostrou que conhece bastante a turma e cravou 14 palpites corretos, ganhando de prêmio um voucher para correr gratuitamente uma corrida do Tabajara no próximo semestre.

Na pista, as disputas foram difíceis. A combinação de pneus novos e pista quente deixou a aderência bastante comprometida, elevando em média 1,5 segundos os tempos no Traçado 1 normal.

A primeira corrida foi vencida por um “outsider”, assim são chamados na Nascar os pilotos que chegam à última etapa com pontuação baixa e por isso não estão na disputa direta pelo título. João Flávio Baeta venceu pela primeira vez no semestre. Completaram o pódio Dalison Nilo, Gui Figueiredo, Flavio Romagnoli e Marcelo Augusto.

Ary Buono venceu a segunda corrida e fez o melhor tempo do dia, com 1:05.985. Foi seguido por Julim Ribeiro, Rodrigo Salvador, Lucas Reis e Diego Martins. Foi a quarta vitória de Ary no campeonato, com o resultado o piloto aumentou suas chances na luta pelo título.

As outras duas corridas foram vencidas por outros dois “outsiders”: Gustavo Oliveira e Nando Martins conquistaram sua primeira vitória no Tabajara, sendo respectivamente o 89º e 90º pilotos a alcançar tal feito e levar um troféu bonitão pra casa.

A corrida vencida por Gustavo teve Daniel Paixão, Bernardo Penna, Lázaro Oliveira e Rafael Tiolas no pódio. Já a corrida vencida por Nando contou com João Paulo Lott, Joanes Peixoto, Mateus Alves e Bernardo Thadeu entre os cinco primeiros.

+ Clique aqui e conheça o Sistema de Conquistas do Tabajara, onde cada piloto vai desbloqueando conquistas à medida em que alcança novos feitos

A Super Final

Os 20 melhores pilotos do dia fizeram a Super Final no Traçado 2 normal, e tiveram apenas 10 minutos para fazer tempo. Bernardo Thadeu e Julim Ribeiro fizeram parceria na pista e acertaram voltas muito boas, passando a figurar no topo do painel. Mas eis que Joanes Peixoto, outro “outsider”, tira um coelho da cartola e sobe para primeiro lugar faltando duas voltas pro fim. Foi a primeira vitória de Joanes neste semestre.

Pódio da Super Final da 4ª edição do Tabajara

Completaram o pódio Bernardo Thadeu, Julim Ribeiro, Daniel Paixão e Marcelo Augusto. Com os resultados, Bernardo ficou com o título. Vale destacar que os 20 pilotos da Super Final fizeram tempos a menos de 1 segundo do vencedor, uma corrida realmente equilibrada.

+ Confira aqui a classificação final do campeonato

Bernardo Campeão!

Bernardo Thadeu possui pouco mais de 3 anos de experiência no kartismo e um currículo vitorioso. Só nos campeonatos LP1 já levou 4 títulos no Super KM e dois na Copa Centro-oeste MG. Com uma pilotagem precisa, um altíssimo nível de habilidade, e uma ótima leitura de corridas, o piloto já é visto há tempos como um dos mais fortes de Minas.

No Tabajara deste semestre, Bernardo levou a disputa a outro patamar ao vencer 10 corridas em um total de 20 participações, sendo o primeiro piloto da história a ir com pontuação máxima para a última etapa. Na última etapa contou com parceria com outros dois pilotos para se classificar pra Super Final. Por ter chegado à decisão do campeonato com uma pontuação bem melhor que a dos adversários, o resultado obtido na Super Final foi mais que suficiente para garantir o título.

“Na primeira corrida do dia peguei kart ruim, classifiquei em quinto, um aperto! Corri junto com o Lucas, inclusive foi uma pena ele não ter passado. Na Super Final foi top, peguei um kart equilibrado, consegui correr com Julim, Rodrigo Salvador e Lázaro, fomos inteligentes na corrida e deu P2. O ano todo foi fundamental pra conquistar esse título, que vou dedicar pra minha filhinha Bianca que acabou de nascer.”, contou o campeão em entrevista após a corrida.

Destaques do campeonato

Dalison Nilo e Gui Figueiredo foram os líderes no quesito aproveitamento. Participaram de 11 corridas (fora a Super Final), descartando apenas um resultado. Somadas com a pontuação obtida na Super Final, terminaram a competição em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Dalison conquistou cinco vitórias, e Guilherme duas. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio com os 5 melhores pilotos do campeonato.

Completaram o pódio Daniel Paixão e Marcelo Augusto, com duas vitórias cada um, ao longo do semestte.

Lázaro Oliveira foi o que mais surpreendeu a todos com sua arrancada na parte final do campeonato. O piloto só foi completar suas 10 corridas na penúltima etapa, quando finalmente passou a figurar na parte de cima da tabela. Foi muito bem na última etapa, foi razoavelmente bem na Super Final, e encerrou a competição em 8º lugar e uma vitória.

Ary Buono (6º colocado, 4 vitórias), Diego Martins (7º colocado, 3 vitórias), Bernardo Penna (9º) e Rafael Tiolas (10º) fecharam o TOP10 da competição. Menção honrosa para Flavio Romagnoli, também finalista, que terminou em 13º na tabela geral e uma vitória, sendo o melhor piloto estreante do campeonato.

Pódio secundário do Tabajara 4ª edição, com os pilotos de 6º a 10º

Balanço final

A 4ª edição do Tabajara bateu praticamente todos os recordes, como quantidade total de pilotos ao longo do semestre (413), quantidade de pilotos diferentes que conquistaram pelo menos um pódio (138), dentre muitos outros números expressivos.

Foi nítida a evolução na pilotagem de uma grande parte dos pilotos, a organização esteve sempre atenta observando e passando orientações, e espera que o aprendizado construído aqui seja de grande valia para os pilotos nas próximas edições do Tabajara e também em outras competições (do LP1 ou externas, individuais ou por equipes).

O formato novo adotado para a última etapa trouxe uma emoção e adrenalina adicionais ao Tabajara, fechando da melhor forma possível o semestre de competições, e gravando na memória dos pilotos experiências que eles vão contar por muitos anos.

Quer participar do Tabajara também? Entre em contato com a organização e solicite sua vaga! A próxima edição já começa na primeira semana de janeiro. O calendário completo, lista de traçados e regulamento já estão publicados aqui no site.

Histórico de participação dos pilotos

A organização mantém aqui no site a relação completa de todos os pilotos que já participaram de alguma edição do Tabajara, bem como as principais estatísticas ao longo destas edições. No link a seguir podem ser conferidas essas informações, como por exemplo quantas corridas cada piloto participou ou a quantidade de vitórias ou de pontos que cada piloto acumulou ao longo de suas participações.

CLIQUE AQUI e confira o histórico de pilotos!

Redação: @lpfiuzza
Fotos: @tonafoliabh
Organização: @lp1kart

Patrocínio:
@minascopy.com.br – Minascopy, inteligência em outsourcing e gestão de processos
@rsimobiliaria – RS imobiliária, compra, venda e aluguel de imóveis
@ferrum_comercial – Ferrum, serviço e indústria de ferro
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
Hakkah marketing digital

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com