Guilherme Rotheia é o campeão das duas categorias do LP1 Acelera! 2024

Compartilhe com os amigos!
Torneio Nacional do LP1 Kart Racing reuniu 147 pilotos no último sábado

A quarta edição do LP1 Acelera! foi realizada no último sábado (6), no Kartódromo de Betim. Assim como em anos anteriores, foram vários meses de preparação para entregar aos competidores e espectadores um excelente evento. Um trabalho árduo que foi recompensado com um torneio de altíssimo nível dentro e fora das pistas.

As corridas começaram às 8h da manhã e se estenderam até as 17h. No torneio, os pilotos estavam divididos em duas categorias: Médios (95kg) e Pesados (110kg). O andamento do evento se deu em quatro fases distintas e eliminatórias, passando pela classificatória, repescagem e semifinal, até chegar à fase Final, disputada no Traçado 1 normal. Dos 147 competidores, restaram 21 em cada categoria para a disputa dos títulos. Os 10 melhores da corrida levaram troféus, e o vencedor de cada uma foi coroado com um título Nacional que vem ganhando cada vez mais importância e notoriedade no cenário do rental kart.

+ Perdeu a Transmissão do torneio? O vídeo continua disponível no YouTube na íntegra, assista! CLIQUE AQUI

O formato da final

Diferente de todas as fases anteriores, a Final consiste em bateria única com 5 minutos de tomada de tempo e 25 minutos de corrida, sendo uma bateria para cada categoria.

Há também um pitstop obrigatório com troca de kart, com tempo mínimo base de 4 minutos. Ao longo da competição os pilotos foram de acordo com seus resultados acumulando bônus que se converteram em desconto no tempo de parada. Por exemplo, Lucas Rabelo chegou à final da Pesados com 10 segundos de bônus, podendo então fazer seu pitstop com 3:50.

Há ainda a obrigatoriedade de todos os stints (trechos) de corrida terem no mínimo 5 voltas completadas em pista. Um item a mais para entrar no planejamento do piloto, que não pode fazer o pitstop muito cedo e nem muito tarde na corrida.

+ Acompanhe as notícias do LP1 Acelera! no Instagram: CLIQUE AQUI
+ Acompanhe as notícias do LP1 Acelera! também no Facebook: CLIQUE AQUI

Guilherme Rotheia, campeão do Acelera! 2024

O campeão Guilherme Rotheia dispensa apresentações. Bastante conhecido pela comunidade do kartismo e um dos melhores pilotos do Brasil, possui múltiplos títulos em competições regionais e nacionais, individuais e por equipes. Só no LP1 Kart Racing são 9 títulos no The kart, 7 no Netkart, 6 no Sport kart, 1 Grand Prix LP1, a edição 2022 do LP1 Acelera!, e talvez mais alguma outra coisa que o redator não está lembrando agora.

A campanha dele este ano teve bom desempenho nas fases iniciais, onde conseguiu acumular 8 segundos de bônus na Categoria Médios e 5 segundos na Pesados. Mas Guilherme também teve o seu momento de sufoco, quando o motor de seu kart falhou em uma das Semifinais fazendo com que o piloto quase tivesse que abandonar a corrida.

A final da Médios foi completamente dominada por ele. Venceu largando na pole, fez o melhor tempo da corrida com 1:02.940, e fechou seu pitstop no tempo de 3:53.927 (sendo o 4º piloto com melhor aproveitamento de tempo de pitstop). Na pesados, um pouco mais de dificuldade. Venceu largando em 5º lugar e fazendo um pitsotp de 4:02.037, desperdiçando mais de 7 segundos de margem.

Gui Rotheia continua em alta nas competições, e pelo andamento das coisas deve permanecer sob os holofotes por bastante tempo. A foto de capa desta reportagem mostra o piloto ostentando seus dois troféus. Mais dois títulos de respeito na conta dele!

Final Médios

Como Guilherme papou tudo, para os demais não restou muita coisa. Mesmo assim Tiarlles Miller também foi protagonista na decisão. O vice-campeão anotou o melhor aproveitamento de pitstop: 3:52.220, usando seus 8 segundos de bônus. Sua participação na edição deste ano foi brilhante, com pódios em 3º e 1º nas primeiras fases da categoria Médios.

Sobre a corrida, no início, Léo Oliveira, Gui Rotheia, Tiarlles e Adriano Lima se ajudaram e abriram bastante distância para os demais. Guilherme foi o primeiro a fazer o pitstop. Léo e Adriano se atrapalharam com o tempo de parada. Tiarlles assumiu a ponta, fez o pitstop mais tarde e voltou na liderança, porém em poucas voltas foi superado novamente por Guilherme, que no fim da corrida recebeu a bandeirada com 2 segundos de vantagem sobre o adversáio.

Vindos um pouco mais de trás, Alexandre Vieira, Leandro Reis e Wasley Miller completaram o pódio da categoria, recebendo a bandeirada bem próximos. Alexandre foi o melhor piloto Sênior (40+ anos) e Leandro foi o melhor piloto Forasteiro (Representando Juiz de Fora – MG) da competição. Com isso, ganharam como prêmio especial uma Jaqueta LP1. Alexandre também colecionou outros pódios na categoria (4º e 2º). Já Leandro figurou em mais um pódio, em 3º lugar na Semifinal.

Completando o time de estrelas, Wasley não ficou atrás dos companheiros de pódio. Cravou um 2º e um 1º lugar nas fases anteriores da Médios. Um fato é que os cinco pilotos do pódio também disputaram a categoria Pesados.

Pódio final Categoria Médios

Os pilotos Léo Bastos, João Flávio Baêta, Daniel Paixão, Bernardo Silveira e Alexandre Bicalho chegaram na sequência e completaram os 10 primeiros colocados que levaram troféu pra casa, com Bernardo e Bicalho recebendo a bandeirada um pouquinho mais distantes dos colegas. Dessa turma, João e Daniel conquistaram um pódio cada um nas fases anteriores desta categoria, e Bicalho subiu em dois pódios (4º e 5º).

A final da médios teve disputas em pista muito menos intensas do que as fases anteriores, até mesmo pela natureza da corrida. Neste tipo de formato, vale mais uma boa estratégia e regularidade nos tempos de volta.

Pódio final secundário Categoria Médios, com os pilotos de 6º a 10º.

Final Pesados

A pole-position foi de Gabriel Lima e a melhor volta da corrida foi de Tiarlles Miller, com 1:03.786. Já o melhor aproveitamento de pitstop ficou com Diego Martins, com pitstop de 4:02.383, sem bônus para utilizar.

Nas primeiras voltas bastante tranquilidade, com os 8 primeiros colocados andando juntos e abrindo distância do restante da turma. Rodrigo Dourado, Julim Ribeiro e Gabriel Lima conseguiram melhorar ainda mais o ritmo e se destacaram na frente. Do trio, Dourado foi o primeiro a parar, e Gabriel o último.

Após a rodada de pitstops, Gabriel retornou na liderança, seguido por Leandro Reis, Tiarlles Miller e Guilherme Rotheia. Na bandeira branca os quatro se juntaram e protagonizaram a volta mais emocionante de toda a competição. Disputas e defesas em todas as curvas. Em pista, Leandro ficou à frente. Porém ele e Gabriel fizeram o pitstop muito próximo do final da corrida e não conseguiram completar o mínimo de 5 voltas no último stint. Dessa forma, Guilherme ficou com o título, e Tiarlles com o vice, repetindo a dobradinha da outra categoria.

Pódio Categoria Pesados

Um pouco mais atrás cinco pilotos receberam a bandeirada juntos: Rodrigo Dourado, Alexandre Vieira, Maurício Oliveira, Wasley Miller e Julim Ribeiro, nesta ordem. Dourado foi o melhor piloto Estreante da competição. Com isso, ganhou como prêmio especial uma Jaqueta LP1. Dourado e Alexandre cravaram mais um pódio nas fases anteriores da Categoria Pesados (3º e 2º, respectivamente). Wasley pegou dois pódios (5º e 1º) e Julim, um (4º).

O TOP10 teve ainda Rodrigo Salvador, Ary Buono e Daniel Paixão, este último garantindo seu troféu no sufoco, liderando uma fila de 6 karts nas voltas finais.

Pódio secundário Categoria Pesados

A próxima edição do LP1 Acelera! acontecerá em abril de 2025, provavelmente no primeiro sábado do mês. A confirmação da data e o anúncio de novidades para a próxima edição acontecerá em meados de setembro. Fique ligado nas notícias e não deixe de participar!

+ CLIQUE AQUI e confira os resultados de todas as corridas realizadas e também a classificação final do torneio
+ Confira as fotos do torneio neste link (CLIQUE AQUI), na seção FOTOS.

✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: @pauloapocalypse e @tonafoliabh
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻‍🫲🏼 PATROCÍNIO:
@mkmetais
@ferrum_comercial
@grupotecnoweb
@ludovick_garage
@jef_laser
@hakkah.br
@transfermixbrindes
@rsimobiliaria
@balanceincorpus
@kartodromobetim
@fatvlive
@avistvistorias

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com