Léo Bastos vence Super final da 5ª edição do Tabajara Kart Clube

Compartilhe com os amigos!
Piloto colecionou feitos expressivos ao longo do semestre

No último domingo (30) aconteceu o encerramento da 5ª edição do Tabajara Kart Clube. A etapa foi realizada no Kartódromo RBC Racing, com corridas no Traçado 1 horário e a disputadíssima Super final no Traçado 9 horário.

Ao longo do semestre Leonardo Bastos foi um dos grandes nomes do grupo. E na hora do “vamos ver”, não titubeou e mostrou o porquê de estar em evidência em todos os campeonatos que participa. Ganhou uma das corridas do dia, ganhou também a Super final e levou seu primeiro título nas competições LP1.

No Tabajara a disputa é contra o relógio

Com formato peculiar, o Tabajara consiste em várias etapas ao longo do semestre, variando kartódromos e traçados, e em cada etapa a disputa é contra o relógio: corridas de 20 minutos e ganha quem fizer o melhor tempo de volta. Não há disputa de posição, como em corridas tradicionais, já que o foco principal do Tabajara é ser um grupo de treinos.

A última etapa do semestre segue as mesmas regras, porém os melhores de cada corrida passam para a Super final, corrida gratuita mais curta e que vale pontuação extra no campeonato. Ou seja, para ser campeão, é imperativo que se participe da última etapa e se classifique para a Super final.

+ Acompanhe as notícias do Tabajara Kart Clube no Instagram, CLIQUE AQUI!
+ Acompanhe as notícias do Tabajara Kart Clube no Facebook, CLIQUE AQUI!

A última etapa

Realizada no Kartódromo RBC Racing no último dia 30, domingo de manhã. Cinco corridas no Traçado 1 horário, 103 pilotos ao todo. Os 20 primeiros do campeonato foram divididos como cabeças-de-chave em comum acordo entre eles, e os demais foram divididos por sorteio.

Dentre os participantes tiveram pilotos frequentes no Tabajara, pilotos que vão de vez em quando, alguns que estavam participando pela 1ª vez, vários Verdinhos (equipe de trabalho que atua na organização de todos os campeonatos LP1) e até diretor de provas.

A primeira corrida foi vencida por Luigi Martins, um dos candidatos ao título. Encontrou um vácuo milagroso nas voltas finais e fez o tempo de 1:09.751. Venceu com a menor diferença de tempo das 5 corridas, apenas 33 milésimos melhor que o 2º colocado. Teve companhia de Bruno Moura, Lucas Prates, Marcus Bonifácio e Miguel Borges no pódio.

Já a segunda corrida foi vencida por um “outsider”, assim são chamados na Nascar (e outras categorias) os pilotos que chegam à última etapa com pontuação baixa e por isso não estão na disputa direta pelo título. Ivo de Castro quebrou a banca e ganhou pela primeira vez no Tabajara, seguido por Diego Martins, Luiz Fernando Batman, Pedro Henrique Nogueira e Marcelo Augusto. O tempo de Ivo foi de 1:09.539.

Ivo de Castro levou troféu pra casa como o 123º piloto a vencer corridas no Tabajara

A pista foi melhorando e os tempos também. Andherson Abreu, outro outsider, venceu a terceira corrida com 1:09.310 após trocar de kart algumas vezes com problema no acelerador. Foi seguido por Julim Ribeiro, Iago Silva, Alexandre Jannotti e Felipe Sant Anna, nesta ordem.

Dan Bicalho, que já lutou pelo título em semestres anteriores, desta vez também estava como outsider devido a sua menor disponibilidade para participar das corridas este ano. E mostrou que continua o monstro de sempre ao vencer a corrida 4 mesmo “sem querer”, já que o piloto tinha ido só para ajudar o amigo João Flávio Baêta que lutava pelo título. Dan fez 1:09.252 e subiu ao pódio em companhia de Kojak Malaguti, João Paulo Lott, Rodrigo Mendonça e Eduardo Jr. João Flávio teve um dia caótico com várias trocas de kart e acabou ficando de fora da Super final.

E Léo Bastos venceu com folga a corrida 5, registrando 1:08.856 mesmo andando sozinho. Botou uma expressiva vantagem de mais de 9 décimos em cima de Guilherme Rodrigues, o segundo colocado. Matteo Rinoldi, Gedeon Santos e Pedro Machado completaram o pódio.

A Super final

Os 5 melhores de cada corrida passaram pra Super final no Traçado 9 horário, e tiveram apenas 10 minutos para fazer tempo. Dos 25 participantes, 13 lutavam pelo título. A disputa foi bem mais apertada, como era de se esperar, 24 dos 25 pilotos fizeram tempos de volta dentro do mesmo segundo.

A vitória só foi decidida na bandeirada final. Léo Bastos, andando novamente sozinho, melhorou alguns milésimos e cravou 49.106. Julim Ribeiro, o Deus supremo do Tabajara com 3 títulos e muitos recordes no currículo, veio logo atrás de Léo e cravou exatamente o mesmo tempo! De acordo com o regulamento, o piloto que faz o tempo primeiro fica com a vitória e o 2º colocado registra uma pontuação 1 milésimo menor.

“Foi muito disputada, difícil demais! Só consegui fazer o melhor tempo na última volta, com a ajuda do Matteo! Ele foi o salvador da pátria! Ajudou demais!”, contou o vencedor em entrevista após a corrida.

Léo Bastos venceu a Super final da 5ª edição do Tabajara

O ganhador da Super final leva troféu pra casa, Léo fechou o semestre com 9 vitórias ao todo. E no fim das contas o título veio com certa folga, já que seus adversários mais próximos na classificação geral não fizeram uma pontuação expressiva na Super final.

O pódio da corrida teve ainda Andherson Abreu, Dan Bicalho e Marcus Bonifácio, sendo que os 4 primeiros foram separados por apenas 47 milésimos. A foto de capa da reportagem mostra o pódio da corrida.

A etapa contou também com confraternização para pilotos e acompanhantes, uma oportunidade para comer comida boa, resenhar com os amigos e comemorar o encerramento de mais um semestre.

+ Confira aqui os resultados oficiais da etapa e a classificação atualizada do campeonato
+ Confira as fotos da etapa e também de etapas anteriores neste link, na seção FOTOS.

Highlights 💫

Luigi levou a 6ª vitória no semestre. Ivo venceu pela 1ª vez, se tornando o 123º piloto a ganhar corrida no Tabajara. Dan cravou a 2ª vitória no semestre e Léo Bastos venceu pela 8ª vez (na corrida 5) antes de vencer também a Super final.

Andherson Abreu alcançou a incrível e curiosa marca de vencer a 3ª corrida em 3 participações. Só na Super final o piloto soube o que é terminar uma corrida sem estar em P1.

Primeiro pódio de Eduardo Jr. no Tabajara. Além dele, Gabriel Castro e Luciano Bomtempo (estreante) fizeram tempos de volta a menos de 1 segundo do vencedor pela 1ª vez.

Lucas Profeta na corrida 1 (+1,405 seg.), Marcelle Guimarães também na corrida 1 (+1,761 seg.) e Arthur Lira na corrida 5 (+2,835 seg.) foram os Verdinhos que mais se destacaram. Outra presença ilustre foi a do diretor de provas Fábio Abreu, que apesar de um pouquinho enferrujado, mostrou que entende de pilotagem. Ele prometeu ser mais presente nas corridas de agora em diante.

No Bolão Tabajara o público fez suas apostas de quem avançaria para a Super final. No total 40 pessoas participaram do bolão, os nomes mais citados foram Lucas Prates, Luiz Fernando Batman, Luigi Martins e Ary Buono (97,5% dos apostadores votaram neles). Todos os 4 pilotos eram cabeças-de-chave, e dentre eles apenas Ary não se classificou. Dentre os outsiders, os mais citados foram Julim Ribeiro (80%) e Dan Bicalho (60%). Ambos passaram pra Super final. E os pilotos Pedro Henrique Nogueira e Eduardo Jr. foram os menos votados dentre os que passaram pra Super final: apenas 1 citação pra cada um deles.

Luiz Fernando Batman venceu o bolão, com 18 acertos ao todo, apenas um acerto a mais que os participantes Lucas Prates, Leonardo Mapa, Márcio Rezende, Rafael Matos e Alexandre Jannotti. Como prêmio ganhou um vale-presente de R$100 na LP1 Store. A galera mostrou que tem acompanhado o dia-a-dia e os resultados do Tabajara!

Pra finalizar, dos 25 classificados pra Super final, apenas 4 já possuíam Super final no currículo: Diego Martins, João Paulo Lott, Julim Ribeiro e Marcelo Augusto. Os demais desbloquearam em seu currículo esta importante conquista. Vale informar que este formato de Super final foi adotado a partir da 4ª edição do Tabajara.

+ Clique aqui e conheça o Sistema de Conquistas do Tabajara, onde cada piloto vai desbloqueando conquistas à medida em que alcança novos feitos

Léo Campeão!

Léo Bastos foi o grande ícone do semestre e também um dos pilotos mais efetivos: dentre os 10 primeiros na classificação geral, ele e Luiz Fernando Batman foram os que participaram de menos corridas, sendo 14 pra cada um. Em breve uma reportagem especial será publicada contando com detalhes a campanha do campeão, dos principais destaques do semestre, e é claro, mais números. Muitos números e estatísticas.

E praticamente não haverá tempo pra recesso. Já na próxima semana o Tabajara retorna, com o início da 6ª edição. A primeira etapa será dia 10 (quarta-feira), no RBC. O formato atual será mantido, e a expectativa é que o grupo continue registrando números expressivos e revelando novos talentos.

✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻‍🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com