Faltam menos de dois meses para o término do semestre
Agendada para dia 5 de julho no Kartódromo RBC Racing, a Última etapa + Super Final do Tabajara Kart Clube marcará mais uma vez o encerramento oficial do semestre do LP1 Kart Racing. Expectativa de mais de 100 pilotos curtindo uma tarde de sábado com bastante velocidade e aquela resenha tradicional com comidas típicas de festa junina liberadas para pilotos e acompanhantes.
Ao longo do semestre o Tabajara movimenta o kartismo mineiro com etapas todas as semanas, mesclando pilotos veteranos com competidores que estão no início de sua trajetória no Super kart e nos grupos de kart.
Com um total de 35 etapas ao longo do semestre divididas entre os Kartódromos de Betim e RBC Racing, alguns pilotos já são favoritíssimos na luta pelo título considerando as 25 etapas já realizadas. Outros ainda podem crescer nessa reta final e entrar na briga pelo cobiçado troféu de campeão.
+ Acompanhe as notícias do Tabajara no Instagram: CLIQUE AQUI!
+ Acompanhe as notícias do Tabajara no Facebook: CLIQUE AQUI!
Campeonato no modo “Time Attack”
O grupo do Tabajara é aberto e as corridas são avulsas. Dessa forma não há taxa de inscrição, qualquer piloto habilitado na modalidade Super kart pode participar, e os pilotos têm liberdade para escolher em quais datas querem correr.
No Tabajara a disputa é contra o relógio: corridas de 20 minutos e ganha quem fizer o melhor tempo de volta. Diferente de corridas tradicionais, onde há largada, disputa por posição, e ganha quem chega na frente. Em cada corrida do Tabajara é atribuída uma pontuação, na tabela de classificação constam os 10 melhores resultados de cada piloto independentemente do número de participações.
Ou seja, ao mesmo tempo em que há uma disputa e um campeão a cada semestre, o objetivo principal é ser um grupo de treinos onde os pilotos têm acompanhamento de instrutor e um ambiente favorável para melhorar as técnicas de pilotagem.
+ Confira aqui os resultados oficiais das últimas etapas e a classificação atualizada
Marco, Matteo, Gedeon, Jannotti, ou outro?
Até a data de publicação desta reportagem Marco Rinoldi sustenta a ponta na classificação geral. Ele também é o piloto com mais vitórias, sete ao todo. O atual campeão Matteo Rinoldi (3 vitórias), e também Gedeon Santos (4 vitórias) e Alexandre Jannotti (5 vitórias) estão com uma pontuação muito próxima do líder. O quarteto concentra boas chances de sair dali o grande campeão, mas a disputa segue totalmente indefinida.
Isso porque do quinto colocado (Charles Assunção) até o 14º, todos venceram pelo menos uma corrida nesta edição. Outros pilotos possuem vitórias e bom aproveitamento nas poucas corridas que participaram, é só devido à menor assiduidade que não estão (ainda) entre os primeiros na tabela. O fato é que restando ainda cerca de 30 corridas a serem realizadas em 10 datas, até mesmo algum piloto que ainda não tenha corrido nenhuma vez no semestre possui chance de uma bela arrancada rumo ao título.
A foto de capa desta reportagem mostra o pódio de uma das etapas de março. Marco foi o vencedor, Charles o segundo e Matteo o terceiro.
Alguns belos números
A organização adora estatísticas. E neste semestre impressionantes 51 pilotos diferentes já venceram corrida. 28 deles subiram ao topo do pódio pela primeira vez, minando completamente o estoque de troféus da organização (quando o piloto ganha pela primeira vez, ganha um troféu exclusivo e numerado).
Essa grande variedade de vencedores se dá por dois fatores. Um deles é o equilíbrio natural das disputas, já que o grupo conta com dezenas de pilotos de ponta. O outro é o sistema de divisão dos pilotos por níveis, onde em várias etapas ao longo do semestre as corridas divididas por níveis, promovendo dentro de cada corrida disputas bastante equilibradas.
Quando o quesito é pódio, os números continuam mostrando o quanto o grupo é democrático: 161 pilotos diferentes já subiram ao pódio pelo menos uma vez no semestre até a data atual. Gedeon é o que mais pegou pódio até agora, 20 vezes.
Já participaram do Tabajara pouco mais de 400 pilotos nesta edição, número superior ao semestre passado. E merecem uma menção honrosa os muitos pilotos do KPI e ASK (escolas de pilotagem do LP1) que estão sendo trazidos para o Tabajara, inundando o grupo de bons pilotos novatos. Todos eles estão vindo com uma boa noção básica de pilotagem, e alguns deles estão surpreendendo e cravando bom resultado logo de cara: na etapa do dia 6 de maio por exemplo Raphael Mattioli e Wesley Almeida (estreantes) pegaram pódio logo em sua primeira participação.

Super final será dia 5 de julho
A última etapa do semestre segue as mesmas regras das demais etapas, porém os melhores de cada corrida passam para a Super Final, corrida gratuita mais curta e que vale pontuação extra no campeonato. Ou seja, para ser campeão, é imperativo que se participe da última etapa e se classifique para a Super Final.
A existência dessa Super Final faz com que o campeonato seja de fato decidido na última etapa, evitando que algum piloto acumule vantagem ao longo do semestre e seja campeão de forma antecipada.
Na última etapa do semestre os pilotos são divididos por sorteio e só podem correr uma corrida. A grande novidade deste semestre é que haverá uma corrida a mais para os pilotos que quiserem correr duas no dia.
Depois da Super final há a confraternização para pilotos e acompanhantes e premiação do campeonato, para fechar o semestre com chave de ouro.
Inscrições dos campeonatos regulares começam neste dia 12
A organização do LP1 Kart Racing está sempre alertando os pilotos do Tabajara a encararem como prioridade o ingresso nos campeonatos regulares, que são aqueles semestrais com uma etapa por mês (5 etapas ao todo), onde as corridas possuem o formato tradicional (tomada de tempo, largada, disputa de posição e ganha quem chega na frente).
Já estão publicadas as datas, valores e regulamentos dos quatro campeonatos regulares do LP1: Sport kart, Netkart, The kart e Super KM (os dois primeiros possuem categoria para iniciantes). Cada campeonato possui suas peculiaridades, todas as informações podem ser conferidas aqui no site, na página inicial, seção INSCRIÇÕES. Qualquer dúvida, o piloto deverá entrar em contato com a organização.
✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@firepitbrasil – Um novo conceito de churrasqueira