11ª edição terminou na última quinta-feira
Finalizada mais uma edição do Super KM, campeonato semestral do LP1 Kart Racing que acontece às quintas-feiras à noite. Foram 24 pilotos participantes, que correram juntos em grupo único, como de costume. Porém desta vez foram divididos em categorias para fins de premiação: Acesso e Graduados. O campeonato contou com cinco etapas distribuídas entre o Kartódromo de Betim e o Kartódromo RBC Racing, cada uma delas com acréscimo de alguma dinâmica especial.
E participando pela sétima vez do Super KM, o piloto Ary Buono finalmente conquistou seu tão sonhado título, em uma disputa que foi acirrada até a última etapa, porém a combinação dos resultados acabou rendendo ao piloto o caneco de campeão com mais de 10 pontos de vantagem sobre o vice-campeão.
Ary finalmente leva a taça
Assíduo nos campeonatos LP1 nas últimas temporadas, o veterano Ary Buono corre de kart há muitos anos. Porém ele competia de kart próprio, no fim dos anos 90 e anos 2000 disputou até mesmo no Campeonato Mineiro de kart, numa época em que rental kart só existia em pistas pequenas de shopping (de onde vem o nome “indoor”).
Ary redescobriu o esporte em 2018, quando voltou a pilotar após muitos anos afastado. Desta vez participando de campeonatos de rental kart bem estruturados em pistas profissionais, no Kartódromo de Betim e RBC, e também nos Kartódromos de Volta Redonda (RJ) e Itália Kart (SP), dos quais guarda boas recordações das excursões que o campeonato que disputava fez. Nos últimos anos o piloto vem se dedicando muito nos treinos e pilotando em alto nível. Em 2023 foi o melhor Estreante no LP1 Acelera!, competição nacional que o LP1 organiza uma vez por ano.
Neste semestre no Super KM foram 4 pódios em cinco etapas, um deles com vitória. Além de 3 poles. Ary se manteve desde o início como um dos principais postulantes ao título, e na etapa final mesmo com um resultado abaixo da média, conseguiu confirmar a conquista.
“Nessa etapa meu kart era mediano, o Daniel me empurrou bastante na tomada de tempo. Na largada pulei pra quarto, entrei pro stop and go antes do Bernardo Thadeu [que liderava a corrida no momento], errei, fiz novamente, já era uma tentativa maluca pra poder usar o resultado como descarte. Depois foi surpresa quando vi que ele também errou, então era meu dia.”, comentou o mais novo campeão, quando perguntado sobre a última etapa.
“O Super KM tem pilotos de ponta, fiz um campeonato regular, desempenho bacana em todas as etapas, as chances para o título já estavam bem configuradas, a briga mais difícil era com o Bernardo. No fim das contas deu certo, meu primeiro título nos campeonatos regulares de rental kart. No semestre passado fui terceiro, dessa vez tudo deu certo. Dedico o título a minha irmã Mônica que faleceu, e é isso. Vamo pra próxima!”, completou. A foto de capa da reportagem mostra o piloto que além do belo troféu de campeão, ganhou um vale-presente de R$100 na LP1 Store.
+ Acompanhe as notícias do Super KM no Instagram: CLIQUE AQUI
+ Acompanhe as notícias do Super KM no Facebook: CLIQUE AQUI
Destaques do campeonato
O recordista de quase todos os números do Super KM, Bernardo Thadeu, chegou à final novamente com boas chances de título. Mas o piloto errou o stop and go obrigatório na corrida e teve sua pontuação zerada. Isso, somado a uma ausência na Etapa 3, derrubaram o piloto do segundo para o quinto lugar na classificação geral. Bernardo fecha o semestre com 3 pódios, dois deles com vitória.
O vice-campeão foi o organizador Lucas Prates, que também colecionou vários pódios na edição. É o segundo vice dele no Super KM, será que um dia o título vem?
Marcelo Augusto também teve ótimas apresentações ao longo do semestre, totalizando 4 pódios. Nesta última etapa encaixou boas ultrapassagens no fim e recebeu a bandeirada em segundo lugar.
O piloto Dhiego Monstrão foi igualmente forte no campeonato, porém um pouco mais irregular. Teve três resultados bons e dois ruins, o que lhe tirou mais cedo da disputa pelo título individual mas não lhe impediu de conquistar o título por equipes pela Equipe Hesketh, ao lado de Lucas.
Outros destaques foram Adriano Reis e Charles Assunção, com uma vitória de cada um no campeonato. Charles ganhou a primeira, e Adriano a última. Charles terminou na 10ª posição geral e Adriano em 6º, empatado em pontos com Bernardo, o quinto.
+ Confira aqui a classificação final do campeonato, individual e por equipes
Matteo Rinoldi é o campeão da Categoria Acesso
O primeiro título no kartismo do italiano de 2 metros de altura Matteo Rinoldi veio de forma inquestionável, com quase 20 pontos de vantagem sobre o vice-campeão de sua categoria. Considerando os resultados reais das corridas (sem distinção de categorias), Matteo recebeu a bandeirada entre os 10 primeiros em 4 de cinco etapas. Desempenho por vezes até melhor do que os pilotos mais veteranos. Foi o campeão da Acesso, e 7º colocado geral.
Matteo acabou de completar 1 ano de campeonatos de kart (estreou no Tabajara dia 16/11/2023), e veio pra ficar. Se dedicou bastante nos treinos, já anda forte, já é referência para os novatos, já é respeitado pelos veteranos, e tem tudo para ter um belo futuro no esporte.
O pódio da Categoria Acesso teve também Alexandre Jannotti em 2º lugar, Rodrigo Matos em 3º, Robert Ribeiro em 4º e Rafael Matos em 5º. Alexandre terminou duas das cinco corridas entre os 10 primeiros no geral, Rodrigo e Rafael, uma vez cada um.
Balanço final
A inédita divisão dos pilotos em duas categorias rendeu bons frutos, pois deu oportunidade para pilotos com menos experiência alcançar resultados mais expressivos. De toda forma o campeonato foi mais equilibrado que o anterior, já que um total de 17 pilotos (de 24) terminaram pelo menos uma corrida entre os 10 primeiros.
As disputas em pista foram boas, apesar de um ou outro incidente. Nenhum campeonato é perfeito.
E a expectativa é grande para o próximo ano, quando serão implementadas mudanças pequenas no regulamento e mudanças grandes no extra-pista, no que diz respeito a convivência entre os pilotos e acompanhamento do organizador.
O Super KM agora entra em recesso, as disputas retornam em fevereiro com o início da 12ª edição.
Histórico de participação dos pilotos
A organização mantém aqui no site a relação completa de todos os pilotos que já participaram de alguma edição do Super KM, bem como as principais estatísticas ao longo das edições. No link a seguir podem ser conferidas essas informações, como por exemplo quantas edições cada piloto participou ou a quantidade de vitórias ou de pontos que cada piloto acumulou ao longo de suas participações.
NOTA: PARA FINS ESTATÍSTICOS, OS RESULTADOS CONTABILIZADOS NO HISTÓRICO DA COMPETIÇÃO FORAM AQUELES OFICIAIS DE CORRIDA, SEM DIVISÃO DE CATEGORIAS.
+ CLIQUE AQUI e confira o histórico de participação dos pilotos!
✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados
Campeonato filiado Akamig – www.akamig.com