Guilherme conquista seu quarto título na competição; Diêgo leva título inédito
A quinta edição do LP1 Acelera! foi realizada no último sábado (5), pela primeira vez no Kartódromo RBC Racing. Foi um dia de reviravoltas na pista e na meteorologia. A pista seca de toda a fase semifinal rapidamente ficou encharcada com a forte chuva que caiu. Quando começou a final da categoria Médios a chuva parou novamente e a pista foi melhorando.
As corridas foram disputadas no Traçado 1 horário. Guilherme Rotheia e Diêgo Silva que não começaram bem a competição, deram a volta por cima e finalizaram como os grandes campeões da edição 2025.
A trajetória do tetracampeão
Guilherme Rotheia dispensa apresentações. São 15 anos de experiência no kartismo e mais de 25 títulos só nas competições do LP1. Além destes títulos o piloto coleciona diversos troféus de campeão em campeonatos e torneios individuais e por equipes, regionais e nacionais. Participante do LP1 Acelera! em todas as edições, lutou pelo título em todas, conquistando o troféu de campeão em 2022 (categoria única) e 2024 (nas duas categorias).
Nesta edição Guilherme passou apagado pelas fases iniciais, não subindo ao pódio nem nas classificatórias nem nas semifinais. Pelo contrário, na Semifinal da Médios o piloto conquistou a 10ª posição e última vaga pra final na última volta, ao ultrapassar João Paiva. Já na Semifinal da Pesados foi o contrário, eram 13 vagas e o piloto sustentou a 13ª posição até a última volta, quando foi superado por João Paulo Lott e com isso não avançou de fase.
A final do LP1 Acelera! é disputada com 5 minutos de tomada de tempo e 25 minutos de corrida, com um pitstop obrigatório com tempo-base de 5 minutos. Os pilotos vão acumulando bônus ao longo do evento de acordo com seus bons resultados, e estes bônus são convertidos em desconto no tempo de pitstop. Alguns pilotos acumularam muitos bônus, como Léo Oliveira (11 segundos) e Lucas Rabelo (10 segundos). Guilherme chegou zerado. Mas o piloto tratou de compensar isso na pista abrindo distância e voltando do pitstop ainda na frente dos colegas.
“Desde a tomada de tempo eu já sabia que a gente [Guilherme Rotheia e Julim Ribeiro] estava num ritmo bem mais forte que o resto do grid. Na largada a gente conseguiu despontar, a estratégia seria parar ali com 6 voltas no máximo porque a tendência da pista era melhorar. Quando o Julim quebrou a barra de direção tentei mudar o foco da corrida e prolongar um pouquinho, parei com uns 12 minutos de prova. Já tinha uma distância muito grande. Voltei um pouco mais conservador mas ainda virando rápido, pra depois de tanto sufoco no torneio conseguir faturar a final.”, comentou o agora tetracampeão do Acelera, que teve ainda o melhor aproveitamento de tempo de pitstop de sua categoria.

+ Acompanhe as notícias do LP1 Acelera! no Instagram: CLIQUE AQUI
+ Acompanhe as notícias do LP1 Acelera! também no Facebook: CLIQUE AQUI
Diêgo leva título inédito
Diêgo Silva anda de kart há cerca de cinco anos. Um dos pilotos mais determinados e dedicados de Minas Gerais (e que na verdade desde o ano passado está morando em SP), Diêgo já correu em alguns campeonatos e torneios do LP1 e tem em seu currículo um título no Enduro RBC – Organização LP1, que acontece uma vez por ano em novembro. No Acelera!, Diêgo já foi finalista em outras ocasiões, mas ainda não tinha levado troféu pra casa.
O início do evento foi amargo para Diêgo. Em uma das classificatórias ele vinha em segundo lugar mas começou a chover e ele rodou na última curva, de forma que nem completou a corrida. Diêgo caiu para as duas Repescagens, mas isso só aumentou sua determinação. Corridas impecáveis em ambas as categorias deram-lhe vitória na Pesados e 2º lugar na Médios, além de uma pole e uma melhor volta, e um pouquinho de bônus para usar nos pitstops das finais.
Na final da médios um bom desempenho e um ótimo quarto lugar num grid recheado de estrelas. Não satisfeito, Diêgo deu tudo de si na final da Pesados, alcançando e ultrapassando os líderes após a rodada de pitstops. Se posicionou bem na última volta e levou o título. Ele é também o primeiro Forasteiro a sagrar-se campeão do Acelera!
“A final começou boa, peguei um kart razoável na chuva, contei com a estratégia da minha staff Gabi, fiz um pitstop muito bom. No final teve uma disputa legal contra o Rabelo, Alexandre e Rafael Miranda. Enfim, foi top. Evento sensacional como sempre, é raro ter um evento com cronograma tão correto.”, contou Diêgo.

Destaques da Final Médios
A pole-position foi de Guilherme Rotheia e a melhor volta de Julim Ribeiro. Julim assumiu a ponta e vinha forte em primeiro lugar quando seu kart quebrou. O piloto aproveitou para fazer o pitstop mas fechou a parada com mais de 8 minutos, minando qualquer chance de troféu.
No meio da corrida parou de chover, após a rodada de pitstops Alexandre Vieira apareceu em segundo. Encerrou a corrida seguido de perto por Rafael Guimarães, o terceiro.
Um pouco mais atrás Diêgo Silva ficou em quarto lugar. Rafael Miranda salvou o último lugar no pódio com Alexandre Bicalho na sua cola, em sexto.
O TOP10 teve ainda Adriano Lima, Luciano Bomtempo, Adriano Veloso e Wilson Cristofani nessa ordem, os 10 primeiros levaram belos troféus pra casa. Cinco dos 10 integrantes do TOP1o conquistaram pela primeira vez um troféu no LP1 Acelera!: Rafael Guimarães, Rafael Miranda, Luciano Bomtempo, Adriano Veloso e Wilson Cristofani.

Destaques da Final Pesados
Com a pista secando rapidamente, só havia uma estratégia capaz de dar a vitória na final da Pesados: fazer o pitstop logo no início da corrida, respeitando o stint inicial que deveria ter no mínimo 5 voltas completadas em pista. Isso causou um trânsito intenso nos boxes, com a grande maioria dos pilotos entrando na sexta ou sétima volta.
Lucas Rabelo foi o pole-position, ele e Alexandre Vieira sustentaram a ponta após a rodada de pitstops. Diêgo Silva alcançou os dois ponteiros e assumiu a ponta na última volta. Os 1.200 metros do traçado oficial do RBC foram 100% explorados por eles, com várias inversões de posição a cada curva, tudo com o máximo de respeito, com direito inclusive a um “three wide” na curva do estacionamento. Diêgo se posicionou melhor e pulou à frente para receber a bandeirada em primeiro, seguido por Alexandre e Lucas. Léo Bastos chegou a participar também da disputa mas ele já havia recebido antes uma punição de 20 segundos e com isso finalizou o torneio em nono lugar.
Rafael Miranda e Matheus Laranjo completaram os 5 primeiros, mostrados na foto de capa desta reportagem. Vale destacar que de todos os 90 participantes Matheus era o único que nunca havia disputado corridas ou torneios do LP1. Na final ele fez novamente a melhor volta da corrida.
Na sequência João Paiva, Alexandre Araújo, Luiz Fernando Batman e Bruno Durzi fecharam o TOP10. Além de Matheus, Alexandre Araújo e Bruno Durzi também levaram pra casa seu primeiro troféu do Acelera!.
Destaques das sub-categorias
A competição dá outros prêmios além dos 10 primeiros de cada categoria. Nas premiações das sub-categorias Estreante, Sênior (40+ anos) e Forasteiro, são excluídos os pilotos que terminaram a competição entre os 10 melhores, como por exemplo Diêgo Silva (Forasteiro) que acabou sendo campeão da Pesados.
De acordo com este critério, os pilotos premiados foram Rogério Ferrum na Sênior (11º colocado geral na Pesados), Rodrigo Mendonça na Estreante (11º colocado na Médios) e Reinaldo Oliveira na Forasteiro (semifinalista, 34º colocado geral na Médios).
Agora as atenções se voltam para as outras competições do LP1. Em maio serão abertas as inscrições para os campeonatos regulares, aqueles semestrais com uma etapa por mês. E em abril de 2026 mais uma edição do LP1 Acelera será realizada com ainda mais qualidade e empenho do que todas as anteriores.
+ CLIQUE AQUI e confira os resultados de todas as corridas realizadas e também a classificação final do torneio
+ Confira as fotos do torneio neste link (CLIQUE AQUI), na seção FOTOS.
✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻🫲🏼 PARCEIROS:
@avistvistorias
@firepitbrasil
@mkmetais
@ferrum_comercial
@redecardio
@hakkah.br
@tecnoweb
@akamigkart
@rbcracing