Reta final do semestre no Tabajara tem dois pilotos com 7 vitórias cada: confira o que ainda está em jogo

Compartilhe com os amigos!
Super final da 5ª edição está agendada para dia 30/6

Ao longo do semestre o Tabajara Kart Clube movimenta o kartismo mineiro com etapas todas as semanas. O grupo de treinos e campeonato de voltas rápidas organizado pelo LP1 Kart Racing mescla pilotos veteranos com novos competidores que surgem ao longo do ano.

Para este primeiro semestre de 2024 estão previstas 38 etapas, divididas entre os Kartódromos de Betim e RBC Racing. Passadas 28 datas, três pilotos despontam como os grandes destaques da edição. Porém a Super final agendada para o dia 30/6 pode ser a grande oportunidade para outros pilotos surpreenderem e tentar alcançar o título de campeão.

+ Acompanhe as notícias do Tabajara no Instagram, CLIQUE AQUI!
+ Acompanhe as notícias do Tabajara no Facebook, CLIQUE AQUI!

Grupo de treinos ou campeonato?

Em cada etapa do Tabajara são realizadas uma ou mais corridas. O grupo é aberto e as corridas são avulsas, dessa forma não há taxa de inscrição, qualquer piloto habilitado na modalidade Super kart pode participar, e os pilotos têm liberdade para escolher quais corridas querem participar.

O Tabajara possui um regulamento bastante peculiar. Nele, a disputa é contra o relógio: corridas de 20 minutos e ganha quem fizer o melhor tempo de volta. Diferente de corridas tradicionais, onde há largada, disputa por posição, e ganha quem chega na frente. Em cada corrida do Tabajara é atribuída uma pontuação, na tabela de classificação constam os 10 melhores resultados de cada piloto independentemente do número de participações.

Ou seja, ao mesmo tempo em que há uma disputa e um campeão a cada semestre, o objetivo principal continua ser um grupo de treinos onde os pilotos têm acompanhamento de instrutor e um ambiente propício para melhorar as técnicas de pilotagem.

+ Confira aqui os resultados oficiais e a classificação atualizada

João Flávio, Léo Bastos e Bruno Moura são os grandes destaques

Na presente data, o líder na classificação geral é João Flávio Baêta, que só neste semestre já acumulou sete vitórias. Sua campanha vem sendo brilhante, pois que quando não vence, na maioria das vezes está no pódio. A foto de capa desta reportagem mostra sua vitória mais recente, conquistada no último dia 9 de maio no Kartódromo RBC. Na outra corrida do dia, João ficou em segundo lugar.

João foi o 17º piloto a vencer corridas no Tabajara, e é um dos dez maiores vencedores do grupo (com 9 vitórias no histórico geral). É também um dos pilotos que soma mais participações neste semestre (27), juntamente com Matteo Rinoldi (28), Geraldo Magela (26) e Gedeon Santos (25).

Outro que está com sete vitórias e excelente pontuação geral é Léo Bastos. O piloto, que foi o 31º a vencer no Tabajara, já alcançou incríveis dois dígitos de vitórias no seu histórico geral. Seu aproveitamento é invejável: 7 vitórias em 12 participações ao todo (nas outras 5 corridas ele conquistou pódio).

Léo comemora uma de suas vitórias no Kartódromo de Betim

Bruno Moura é o terceiro colocado na Classificação geral, com cinco vitórias e múltiplos pódios. Ele foi o 88º piloto a vencer no Tabajara (de um total de 115 vencedores).

O que os três têm em comum? Eles são muito rápidos. Conseguem fazer bons tempos de volta em situações diversas (andando sozinhos ou com trenzinho, em traçados horários e anti-horários dos dois kartódromos). E possuem uma habilidade apurada de avaliação de kart, efetuando trocas sempre que julgam necessário. Este combo de predicados os colocam como os grandes protagonistas do semestre e referência para todos os demais pilotos.

Mas eles não estão sozinhos. Neste semestre já participaram 410 pilotos, sendo que 48 deles ganharam corrida. Tem muito piloto veloz na turma para andar no mesmo nível que os três.

Bruno Moura comemora uma de suas vitórias este ano, no Kartódromo de Betim

+ CLIQUE AQUI a confira a lista completa de todos os vencedores da história do Tabajara
+ CLIQUE AQUI a confira o histórico completo de todos os participantes, atualizado no fechamento da última edição do Tabajara (dez/2023)

Super Final reúne a galera e dá emoção ao desfecho do semestre

A última etapa do semestre segue as mesmas regras das demais etapas, porém os melhores de cada corrida passam para a Super Final, corrida gratuita mais curta e que vale pontuação extra no campeonato. Ou seja, para ser campeão, é imperativo que se participe da última etapa e se classifique para a Super Final.

O formato da última etapa com Super Final faz com que o campeonato seja de fato decidido na última etapa, evitando que algum piloto acumule vantagem ao longo do semestre e seja campeão de forma antecipada. São várias corridas no dia, seguidas de confraternização para pilotos e acompanhantes e premiação da edição, para fechar o semestre com chave de ouro.

A última etapa de 2023 foi a prova da emoção, pois teve de tudo: candidatos a título ficando pelo caminho e não classificando para a Super Final; “outsiders” (pilotos que não lutavam pelo título) surpreendendo e ganhando inclusive a Super Final; e o maior destaque do semestre passando o maior sufoco da vida, porém classificando e ficando de fato com o título. Foram 109 pilotos participantes naquele dia 17 de dezembro, a expectativa é que o número seja superado no dia 30 de junho.

A lista da última etapa será passada para os pilotos no dia 10 de junho. Para esta etapa, excepcionalmente, cada piloto só poderá participar de uma corrida, e o pagamento deverá ser feito antecipado. Uma das corridas será sub-20 (pilotos com até 20 anos). Os demais pilotos serão divididos nas outras corridas através de sorteio feito na semana da final.

Joanes Peixoto foi o “outsider” a vencer a Super Final da 4ª edição do Tabajara – Bernardo Thadeu (2º lugar) ficou com o título

Inscrições dos Campeonatos regulares abrem ainda em maio

A organização do LP1 Kart Racing está sempre alertando os pilotos do Tabajara a encararem como prioridade o ingresso nos Campeonatos regulares, que são aqueles semestrais com uma etapa por mês (5 etapas ao todo), onde as corridas possuem o formato tradicional (tomada de tempo, largada, disputa de posição e ganha quem chega na frente).

No dia 21 de maio serão abertas as inscrições para os quatro Campeonatos Regulares do LP1: Sport kart, Netkart, The kart e Super KM, sendo que os dois primeiros possuem categoria para iniciantes. Cada campeonato possui suas peculiaridades, todas as informações podem ser conferidas aqui no site. O pagamento pode ser parcelado em até 12x. Qualquer dúvida, o piloto deverá entrar em contato com a organização.

+ CLIQUE AQUI a confira as informações dos Campeonatos regulares de 2024 – 2º semestre

✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻‍🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com