Este é o primeiro título dele nas competições LP1
No último domingo (30) aconteceu o encerramento da 5ª edição do Tabajara Kart Clube. O grupo de treinos e campeonato de voltas rápidas semestral do LP1 Kart Racing contou com 38 etapas de janeiro a junho, revezando datas durante a semana e nos finais de semana, distribuídas entre o Kartódromo de Betim e o Kartódromo RBC Racing.
Muito além da pista, o Tabajara vem se tornando um movimento cultural dentre os pilotos. Bate-papos por vezes intermináveis no grupo do WhatsApp, dicas de pilotagem e curiosidades aleatórias nos briefings, resenhas após as corridas, feedbacks (às vezes motivacionais, às vezes arrancando o couro dos pilotos), Highlights das etapas, votações de piloto do mês e bolão da Super final. Ah, a Super final… Ah, a confraternização… E as estatísticas então? O organizador gosta muito de números! Tudo isso vem envolvendo e encantando cada vez mais adeptos e proporcionando momentos emblemáticos para os pilotos, para seus torcedores e acompanhantes, e também para o kartismo mineiro como um todo.
Ao longo do semestre Leonardo Bastos foi um dos grandes nomes da competição. E na hora do “vamos ver”, não titubeou e mostrou o porquê de estar em evidência em todos os campeonato de kart que participa. Ganhou uma das corridas do dia, ganhou também a Super final e levou seu primeiro título nas competições LP1.
Diferente de outros campeonatos
Com formato peculiar, o Tabajara consiste em várias etapas ao longo do semestre, variando kartódromos e traçados, e em cada etapa é realizada uma ou mais corridas. O grupo é aberto e as corridas são avulsas: dessa forma não há taxa de inscrição, qualquer piloto habilitado na modalidade Super kart pode participar, e os pilotos têm liberdade para escolher quais corridas querem participar.
A disputa é contra o relógio: corridas de 20 minutos e ganha quem fizer o melhor tempo de volta. Não há disputa de posição, como em corridas tradicionais. Em cada corrida do Tabajara é atribuída uma pontuação, e na tabela de classificação constam os 10 melhores resultados de cada piloto independentemente do número de participações de cada um.
A última etapa do semestre segue as mesmas regras, porém os melhores de cada corrida passam para a Super final, corrida gratuita mais curta e que vale pontuação extra no campeonato. Ou seja, para ser campeão, é imperativo que se participe da última etapa e se classifique para a Super final.
Além de tudo isso, algumas etapas específicas possuem dinâmicas especiais, anunciadas previamente, que na verdade não afetam o formato de disputa. Como se trata de um grupo de treinos, essas dinâmicas são inseridas para oferecer aos pilotos oportunidade de praticar situações diferentes e aumentar seu leque de conhecimento.
+ Acompanhe as notícias do Tabajara Kart Clube no Instagram, CLIQUE AQUI!
+ Acompanhe as notícias do Tabajara Kart Clube no Facebook, CLIQUE AQUI!
Léo Bastos conquista título inédito
A última etapa do semestre teve 5 corridas ao todo no Traçado 1 horário do Kartódromo RBC Racing. Foram vencidas por Luigi Martins, Ivo de Castro, Andherson Abreu, Dan Bicalho, e por ele, Léo Bastos.
Os cinco melhores de cada corrida passaram pra Super final, desta vez no Traçado 9 horário, e com apenas 10 minutos de duração. E a vitória só foi decidida na bandeirada final. Léo Bastos, andando novamente sozinho, melhorou alguns milésimos e cravou 49.106. Julim Ribeiro veio logo atrás de Léo e cravou exatamente o mesmo tempo! De acordo com o regulamento, o piloto que fez o tempo primeiro fica com a vitória e o 2º colocado registra uma pontuação 1 milésimo menor. O pódio teve ainda Andherson Abreu, Dan Bicalho e Marcus Bonifácio, sendo que os 4 primeiros foram separados por apenas 47 milésimos.
“Foi muito disputada, difícil demais! Só consegui fazer o melhor tempo na última volta, com a ajuda do Matteo! Ele foi o salvador da pátria! Ajudou demais!”, contou o vencedor em entrevista após a corrida.
Leonardo Bastos possui alguns anos de experiência no kartismo e há tempos vem andando muito forte, marcando pole-positions e vencendo corridas em todos os campeonatos em que participa.
No LP1 já correu em campeonatos regulares, como o Netkart em 2023. E é um dos poucos pilotos que participou de todas as 4 edições do LP1 Acelera!, torneio nacional organizado uma vez por ano. Seu melhor resultado geral no Acelera! até o momento é um 6º lugar.
No Tabajara o piloto participava só de vez em quando, mas sempre que corria dava canseira nos adversários. Ganhou corrida logo em sua primeira participação, em 2022. Nesta temporada resolveu correr com mais frequência e o desempenho praticamente impecável já era esperado: Léo fechou o semestre com 9 vitórias em 14 participações, e (pasmem) pódio em todas as corridas que participou. Outra marca impressionante foram as vitórias em todas as 5 participações que teve no bloco de etapas realizadas no Traçado 3 horário do RBC.
E no fim das contas o título veio com certa folga, já que seus adversários mais próximos na classificação geral não fizeram uma pontuação expressiva na Super final.
Além do troféu de campeão, Léo ganhou também um vale-presente de R$100 na LP1 Store. No histórico geral o piloto já começa a despontar como um dos principais nomes da história do Tabajara. No número total de vitórias por exemplo ele está em terceiro lugar com 12 registros, atrás apenas dos também campeões Julim Ribeiro (24) e Bernardo Thadeu (19).
O painel de conquistas foi atualizado com o acréscimo não só das conquistas do dia como também das conquistas do semestre. Léo se tornou o piloto com maior número de conquistas desbloqueadas: 27 de 31.
Destaques do campeonato e algumas estatísticas
Bruno Moura foi o vice-campeão do Tabajara, o piloto conquistou 5 vitórias ao longo do semestre. Luigi Martins fechou o semestre em terceiro, com 6 vitórias ao todo.
Marcelo Augusto ficou em quarto lugar com 3 vitórias e Luiz Fernando Batman em quinto, com 1 vitória. Os cinco primeiros do campeonato subiram uma posição cada com o resultado da Super final. E dentre eles, Batman foi o melhor colocado da Super final com um ótimo 6º lugar. No extra pista o nosso super-herói favorito também foi destaque ao vencer o Bolão Tabajara marcando 18 acertos dentre os 25 palpites de quem avançaria pra Super final. A foto de capa da reportagem mostra o pódio final com os 5 primeiros do campeonato.
A classificação segue com João Paulo Lott em 6º, Lucas Prates em 7º, Gedeon Santos em 8º, Diego Martins em 9º e Felipe Sant Anna em 10º. Com destaque para Gedeon e suas 4 vitórias, 3 delas conquistadas no mês de junho. O jovem Felipe foi o único estreante dentre os 10 primeiros do semestre, e também é o único que ainda não possui vitória no currículo.
Léo Bastos e Batman foram os que tiveram menos participações dentre os 10 primeiros: apenas 14 corridas neste semestre pra cada um deles. No outro extremo, Gedeon Santos (38) e Luigi Martins (36) foram praticamente onipresentes nas etapas.
Os 13 primeiros na classificação geral participaram da Super final. João Flávio, que teve um dia caótico com várias trocas de kart e acabou ficando de fora da Super final, terminou em 14º. Ele liderou o campeonato por vários meses consecutivos, conquistando 7 vitórias ao longo do semestre.
Dentre os “outsiders”, assim são chamados na Nascar (e outras categorias) os pilotos que chegam à última etapa com pontuação baixa e por isso não estão na disputa direta pelo título, um dos de maior destaque foi Pedro Machado, que acumulou 3 vitórias em 12 participações. Classificou pra Super final com um 5º lugar e subiu bastante na classificação geral no apagar das luzes da 5ª edição, terminando o semestre em 15º lugar.
O semestre fechou com 501 pilotos participantes (recorde), mais de 2.200 participações (recorde também), 57 vencedores diferentes, sendo que 33 deles conquistaram vitória pela primeira vez. Matteo Rinoldi (43 corridas) foi o que mais participou, João Flávio (23 pódios) foi o que mais subiu ao pódio, e Léo Bastos (9 vitórias) o que mais venceu. Em breve a organização irá publicar nas redes sociais ainda mais números sobre o semestre.
+ Confira aqui a classificação final do campeonato
Balanço final
Mais uma vez foi nítida a evolução na pilotagem de grande parte dos pilotos, a organização esteve sempre atenta observando e passando orientações, e espera que o aprendizado construído aqui seja de grande valia para os pilotos nas próximas edições do Tabajara e também em outras competições (do LP1 ou externas, individuais ou por equipes).
O formato da última etapa foi novamente um sucesso, com emoção nas disputas e muita resenha na confraternização, fechando da melhor forma possível o semestre de competições.
A organização observou algumas questões de logística e de divulgação das informações ao longo do semestre e já vem implementando mudanças. A expectativa é que a qualidade do Tabajara seja melhor na 6ª edição.
Por fim, a organização agradece o prestígio de todos os participantes e espectadores, todo elogio e toda mensagem de carinho enviada, e parabeniza o empenho dos pilotos nos treinos e a resiliência de todos ao ouvir as orientações e buscar melhorar.
Quer participar do Tabajara também? Entre em contato com a organização e solicite sua vaga. O grupo é aberto e as corridas são avulsas: dessa forma não há taxa de inscrição, qualquer piloto habilitado na modalidade Super kart pode participar, e os pilotos têm liberdade para escolher quais corridas querem participar.
Histórico de participação dos pilotos
A organização mantém aqui no site a relação completa de todos os pilotos que já participaram de alguma edição do Tabajara, bem como as principais estatísticas ao longo destas edições. No link a seguir podem ser conferidas essas informações, como por exemplo quantas corridas cada piloto participou ou a quantidade de vitórias ou de pontos que cada piloto acumulou ao longo de suas participações.
CLIQUE AQUI e confira o histórico de pilotos!
✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados