Tabajara Kart Clube chega à metade do semestre com Matteo Rinoldi despontando como principal destaque

Compartilhe com os amigos!
Super final da 6ª edição está agendada para dia 15/12

Ao longo do semestre o Tabajara Kart Clube movimenta o kartismo mineiro com etapas todas as semanas. O grupo de treinos e campeonato de voltas rápidas organizado pelo LP1 Kart Racing mescla pilotos veteranos com novos competidores que surgem ao longo do ano.

Para este segundo semestre de 2024 estão previstas 38 etapas, divididas entre os Kartódromos de Betim e RBC Racing. Passadas 18 datas, praticamente metade do semestre, muita coisa segue indefinida. Porém, o piloto Matteo Rinoldi já vem se firmando como o principal nome do grupo, tendo vencido 4 corridas até aqui. Ainda assim, a Super Final é sempre imprevisível: agendada para o dia 15/12, ela pode ser a grande oportunidade para outros pilotos surpreenderem e tentar alcançar o título de campeão.

+ Acompanhe as notícias do Tabajara no Instagram: CLIQUE AQUI!
+ Acompanhe as notícias do Tabajara no Facebook: CLIQUE AQUI!

Grupo de treinos ou campeonato?

O grupo é aberto e as corridas são avulsas, dessa forma não há taxa de inscrição, qualquer piloto habilitado na modalidade Super kart pode participar, e os pilotos têm liberdade para escolher em quais datas querem participar.

No Tabajara a disputa é contra o relógio: corridas de 20 minutos e ganha quem fizer o melhor tempo de volta. Diferente de corridas tradicionais, onde há largada, disputa por posição, e ganha quem chega na frente. Em cada corrida do Tabajara é atribuída uma pontuação, na tabela de classificação constam os 10 melhores resultados de cada piloto independentemente do número de participações.

Ou seja, ao mesmo tempo em que há uma disputa e um campeão a cada semestre, o objetivo principal é ser um grupo de treinos onde os pilotos têm acompanhamento de instrutor e um ambiente favorável para melhorar as técnicas de pilotagem.

+ Confira aqui os resultados oficiais das últimas etapas e a classificação atualizada

A campanha de Matteo

O italiano Matteo Rinoldi é um bom exemplo de que a persistência pode levar à perfeição. Recordista de participações em uma única edição (43 corridas no semestre passado), o piloto continua mantendo a alta frequência para melhorar o desempenho e ter mais chances de bons resultados. Até agora são 22 participações com 4 vitórias, e a liderança na classificação geral. A foto de capa desta reportagem mostra sua vitória mais recente, dia 19/9 no Kartódromo RBC Racing.

Em conversas informais, o piloto que possui quase 2 metros de altura explicou que se adaptou bem ao formato do Tabajara, pois a posição de pilotagem é incômoda pra ele, e no Tabajara há a possibilidade de diminuir o ritmo em certos momentos, descansar, retomar a concentração e escolher o melhor momento de dar mais algumas voltas voadoras. Pelo visto, ele está utilizando muito bem essa técnica.

Foto da última vitória de Matteo, dia 19/9 no Kartódromo RBC Racing

Outros destaques no semestre

Muita coisa ainda vai acontecer nesta 6ª edição do Tabajara. É possível inclusive algum piloto que ainda não participou de nenhuma corrida começar a frequentar, emendar bons resultados e chegar no fim do ano liderando a competição.

Mas até o momento, alguns pilotos vêm sendo figurinhas carimbadas e repetidas nos pódios. Gedeon Santos (2º na classificação), Thiago Oliveira (6º) e Raphael Werner (13º) já conquistaram duas vitórias neste semestre cada um. E entre os 10 primeiros, apenas um ainda não ganhou corrida neste semestre.

Outros pilotos também vêm registrando ótimos aproveitamentos, e só não aparecem entre os primeiros porque correram poucas corridas no semestre. É o caso de Dhiego Monstrão, que tem 2 vitórias em 4 participações, ou Rodrigo Salvador, Bruno Nunes e Luiz Fernando Batman, cada um com uma vitória em duas participações.

Números

A organização adora estatísticas. E neste semestre 34 pilotos diferentes já venceram corridas. Um fator que contribui para essa diversificação é a regra de níveis de pilotos que foi adotada neste semestre. Funciona assim: todos os participantes são ranqueados de acordo com seu histórico no Tabajara, e as etapas se dividem entre corridas sem restrição de público, e corridas para níveis específicos. Desta forma os pilotos têm várias oportunidades ao longo do semestre de andar apenas com colegas do mesmo nível, e assim uma quantidade maior de pilotos alcança as vitórias. Mesmo assim, os pilotos mais fortes continuam dominando a cena, uma vez que dos 20 primeiros colocados, 18 estão no nível A (piloto que terminou o semestre anterior no TOP20 ou que já conquistou 1 vitória ou 3 pódios neste semestre).

Em relação aos números totais do semestre, já são quase 300 pilotos diferentes até o momento. Isso representa algo em torno de 10% menos participações que no semestre passado, porém números mais elevados do que 2023/2. O volume de participações inferior a 2024/1 se dá em função da grande quantidade de pilotos de fora que participaram do Tabajara nas vésperas de 200 milhas de Betim, LP1 Acelera! e Kart Cup Brasil, que incrementaram bastante os números do início do ano.

Turma do Tabajara na etapa do dia 29/8 no Kartódromo de Betim

+ CLIQUE AQUI a confira a lista completa de todos os vencedores da história do Tabajara
+ CLIQUE AQUI a confira o histórico completo de todos os participantes, atualizado no fechamento da última edição do Tabajara (jun/2024)

Super Final reúne a galera e dá emoção ao desfecho do semestre

Ela será apenas dia 15 de dezembro, mas já é hora de começar a ir pensando sobre. A última etapa do semestre segue as mesmas regras das demais etapas, porém os melhores de cada corrida passam para a Super Final, corrida gratuita mais curta e que vale pontuação extra no campeonato. Ou seja, para ser campeão, é imperativo que se participe da última etapa e se classifique para a Super Final.

A existência dessa Super Final faz com que o campeonato seja de fato decidido na última etapa, evitando que algum piloto acumule vantagem ao longo do semestre e seja campeão de forma antecipada. São várias corridas no dia, seguidas de confraternização para pilotos e acompanhantes e premiação do campeonato, para fechar o semestre com chave de ouro.

A última etapa da 5ª edição (2024/1) teve de tudo: candidatos a título ficando pelo caminho e não classificando para a Super Final; “outsiders” (pilotos que não lutavam pelo título) surpreendendo e pegando pódio inclusive na Super Final; e o campeão do semestre Léo Bastos fechando a competição de forma brilhante ao vencer a corrida derradeira. Foram pouco mais de 100 pilotos participantes naquele dia 30 de junho, a expectativa é de evento igualmente lotado no fim do ano.

Pódio da Super Final de 2024/1: Léo Bastos venceu e confirmou o título

2025 já está logo ali: inscrições dos campeonatos regulares abrem em novembro

A organização do LP1 Kart Racing está sempre alertando os pilotos do Tabajara a encararem como prioridade o ingresso nos campeonatos regulares, que são aqueles semestrais com uma etapa por mês (5 etapas ao todo), onde as corridas possuem o formato tradicional (tomada de tempo, largada, disputa de posição e ganha quem chega na frente).

Nos próximos dias serão publicadas as datas, valores e regulamentos, e em novembro serão abertas as inscrições para os quatro campeonatos regulares do LP1: Sport kart, Netkart, The kart e Super KM (os dois primeiros possuem categoria para iniciantes). Cada campeonato possui suas peculiaridades, todas as informações podem ser conferidas aqui no site, na seção “Competições”. O pagamento da inscrição pode ser parcelado em até 12x. Qualquer dúvida, o piloto deverá entrar em contato com a organização.

✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻‍🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com