Matteo Rinoldi é o campeão da 6ª edição do Tabajara Kart Clube

Compartilhe com os amigos!
Grupo teve campeão inédito neste semestre

Chegou ao fim a 6ª edição do Tabajara Kart Clube. O grupo de treinos e campeonato de voltas rápidas semestral do LP1 Kart Racing contou com 39 etapas de julho a dezembro, revezando datas durante a semana e nos finais de semana, distribuídas entre o Kartódromo de Betim e o Kartódromo RBC Racing.

O Tabajara vai além das pistas. Dicas de pilotagem e curiosidades aleatórias, resenhas, bate-papos sobre Fórmula 1, feedbacks de pilotagem (seja para passar instrução, seja motivacional, seja para chamar atenção), Highlights das etapas, estatísticas de tudo que é possível analisar, votações de piloto do mês, bolão da Super final… Tudo isso envolve, encanta, e proporciona momentos emblemáticos para pilotos e torcedores.

No último domingo (15) aconteceu a última etapa da 6ª edição e o principal destaque do semestre sofreu um pouco, mas confirmou o título. Matteo Rinoldi ganhou uma das corridas do dia, e na Super final contou com a vantagem de pontos que tinha na classificação geral para ser campeão pela primeira vez no Tabajara.

Diferente de outros campeonatos

O Tabajara consiste em várias etapas ao longo do semestre, variando kartódromos e traçados, e em cada etapa é realizada uma ou mais corridas. Não há taxa de inscrição, qualquer piloto habilitado na modalidade Super kart pode participar, e os pilotos têm liberdade para escolher quais corridas querem participar.

A disputa é contra o relógio: corridas de 20 minutos sem disputa de posição, ganha quem fizer o melhor tempo de volta. Em cada corrida do Tabajara é atribuída uma pontuação, e na tabela de classificação constam os 10 melhores resultados de cada piloto independentemente do número de participações de cada um.

A última etapa do semestre segue as mesmas regras, porém os melhores de cada corrida passam para a Super final, corrida gratuita mais curta e que vale pontuação extra no campeonato. Ou seja, para ser campeão, é imperativo que se participe da última etapa e se classifique para a Super final.

Algumas etapas são de participação livre, outras possuem restrição de nível de pilotos (cada piloto do Tabajara pertence a um nível, definido pelo seu histórico de resultados no grupo), e algumas etapas específicas contam com inserção de dinâmicas especiais com o intuito de aumentar o leque de conhecimento dos participantes.

+ Acompanhe as notícias do Tabajara Kart Clube no Instagram, CLIQUE AQUI!
+ Acompanhe as notícias do Tabajara Kart Clube no Facebook, CLIQUE AQUI!

A última etapa

A última etapa do semestre teve 5 corridas ao todo no Traçado 1 normal do Kartódromo de Betim. Previamente, os 20 melhores da classificação geral haviam sido distribuídos por igual, e os demais pilotos divididos por sorteio feito 3 dias antes da etapa. A etapa começou com alguns pontos molhados na pista, o que dificultou a pilotagem principalmente na primeira corrida do dia. Já as últimas duas corridas foram com pista completamente seca.

Foram 108 participantes ao todo. As corridas tiveram alguns resultados previsíveis, como as vitórias de Marcelo Augusto, Matteo Rinoldi, Rogério Ferrum e Ary Buono, todos eles pilotos de destaque no grupo. Ary inclusive venceu sua corrida com 1 milésimo de vantagem, desbloqueando assim mais uma conquista no Tabajara.

Algumas surpresas positivas também embarcaram rumo à Super final, como Renato Ribeiro (iniciante), Rafael Alves (primeiro pódio dele no Tabajara), Higor Chaves (tem 1 ano de experiência, porém quase não correu neste semestre), e Lucas Ferreira (teve um semestre irregular no Sport kart e no Tabajara, mas deu a volta por cima e conquistou nesta etapa sua primeira vitória no Tabajara).

E inevitavelmente alguns pilotos de referência ficaram pelo caminho, como Thiago Oliveira, Luiz Fernando Batman, Felipe Gabriel, Charles Assunção e alguns outros.

Lucas Ferreira é o 157º piloto a vencer corrida no Tabajara

+ Clique aqui e conheça o Sistema de Conquistas do Tabajara, onde cada piloto vai desbloqueando conquistas à medida em que alcança novos feitos
+ Confira a lista de todos os pilotos que já venceram no Tabajara, CLIQUE AQUI

Super final

Os cinco melhores de cada corrida passaram pra Super final, disputada no mesmo traçado mas com apenas 10 minutos de duração. Dos 25 participantes, 15 deles estavam pela primeira vez correndo uma Super final.

Alexandre Dias e Rogério Ferrum reeditaram a parceria da corrida anterior e novamente obtiveram sucesso. Na classificatória 3 deu dobradinha, com Ferrum à frente. Na Super final outra dobradinha, com Alexandre à frente por 1 milésimo. Foi a primeira vitória de Alexandre Dias em uma Super final, que rende ao vencedor um troféu especial.

Pódio da Super final da 6ª edição do Tabajara Kart Clube

Marco Rinoldi fechou a corrida em terceiro lugar, seguido por Fabrício Chagas e Marcelo Augusto. A diferença de tempo do primeiro ao quinto foi de exatamente 1 décimo. De todos os integrantes do pódio, apenas Marcelo já possuía pódio de Super final em seu currículo.

Dos pilotos que estavam na luta direta pelo título, Ferrum e Marco foram muito bem. Gedeon Santos e Luigi Martins nem tanto. E Matteo Rinoldi passou por apuros, não tinha um ritmo brilhante, mas deu o seu máximo e com a ajuda de seu irmão Marco estabeleceu o sétimo tempo. O resultado foi suficiente para o piloto manter-se em primeiro na classificação geral, apenas 18 milésimos de pontos à frente de Ferrum, que ficou com o vice-campeonato.

Dentre os “outsiders”, assim são chamados na Nascar (e outras categorias) os pilotos que chegam à última etapa com pontuação baixa e por isso não estão na disputa direta pelo título, os grandes destaques do dia foram Alexandre Dias e Fabrício Chagas, ambos experientes. E menções honrosas para Marcos Lima e Vitor Hugo, que também foram pra Super final. Ambos tiveram um crescimento acentuado nos últimos dois meses colecionando vários pódios em sequência. Vão dar muito trabalho ano que vem, anote aí.

Matteo é o mais novo campeão do Tabajara

O italiano Matteo Rinoldi é um bom exemplo de que a persistência pode levar à perfeição. Primeiro piloto a superar a marca de 100 corridas no Tabajara, sua alta assiduidade ajudou não só a melhorar o desempenho mas também a ter mais chances de bons resultados. Foi o piloto com maior número de vitórias (9) e pódios (32) no semestre, e em número total de participações só perdeu para Gedeon Santos (54 a 52).

Praticando o kartismo há pouco mais de 1 ano, Matteo possui quase 2 metros de altura já explicou em conversas informais que se adaptou bem ao formato do Tabajara, pois a ergonomia de pilotagem é incômoda pra ele, e no Tabajara há a possibilidade de diminuir o ritmo em certos momentos, descansar, retomar a concentração e escolher o melhor momento de dar mais algumas voltas voadoras. Pelo visto, ele está utilizando muito bem essa técnica.

Matteo obteve sucesso em vários ambientes diferentes neste semestre. Vitórias em Betim e no RBC, vitórias em pista seca e pista molhada. Pódios fazendo parceria, pódios andando sozinho. E na Super final, em condição desfavorável por ter pegado um kart ligeiramente inferior aos dos adversários, deu o seu máximo e salvou o merecido título. O piloto entra de vez no radar do kartismo mineiro, sendo a partir de agora um dos postulantes a título em qualquer competição que entrar.

“Foram 6 meses de muita intensidade, estou meio emocionado pois é um campeonato de alto nível, eu há um ano estava na posição 150º do Tabajara, depois consegui 13º no semestre passado e agora fiquei em 1º. Inimaginável pra um cara da minha altura… Agradecer muito aos meus amigos, família, nessa corrida em específico ao meu irmão Marco, se não fosse ele eu não estaria aqui. Agradecer minha esposa, que me ajudou nos momentos em que eu estava triste. Deu certo, muita emoção, muito feliz por tudo.”, contou o campeão em entrevista após a Super final.

Matteo Rinoldi conquista o título da 6ª edição do Tabajara Kart Clube

Além do troféu de campeão, Matteo ganhou também um vale-presente de R$100 na LP1 Store. No painel de conquistas ele já desbloqueou 24 de 31 possíveis. E no histórico geral o piloto é agora o piloto com mais corridas, e está entre os 10 pilotos com mais número de pódios e vitórias.

Após as corridas rolou uma confraternização para pilotos e acompanhantes, 160 pessoas ao todo, com churrasco à vontade oferecido pelo patrocinador Firepit Brasil, fabricante de churrasqueiras inovadoras com uma bancada em pedra-sabão acoplada, onde pode-se fazer uma grande diversidade de alimentos na pedra.

Destaques do campeonato e algumas estatísticas

O experiente piloto Rogério Ferrum resolveu neste semestre dedicar-se ao Tabajara, e o título não veio por pouco, muito pouco. Fechou o semestre com 5 vitórias.

Marco Rinoldi ficou em terceiro na tabela geral, com 4 vitórias.

Gedeon Santos foi da expectativa do título para um distante porém honroso quarto lugar, com oito vitórias no semestre. Em 2025 com certeza ele estará ainda mais forte em busca das vitórias e do título.

Luigi Martins completou o pódio geral em quinto lugar, com cinco vitórias no semestre. A foto de capa da reportagem mostra o pódio do campeonato.

O grupo dos 10 pilotos que levaram troféu pra casa incluem ainda Alexandre Jannotti, Marcelo Augusto, João Paulo Lott, Geraldo Magela e Ary Buono, nesta ordem, e todos eles com pelo menos uma vitória no semestre. Destaque para Ary que chegou à última etapa fora dos 20 primeiros, e com dois resultados bons escalou a tabela e salvou um troféu.

Pódio secundário da 6ª edição do Tabajara, com os pilotos de 6º a 10º

Os 20 primeiros da classificação final foram pilotos pertencentes ao nível A (pilotos mais fortes). Dentre eles, Bruno Santos, Vitor Hugo e Guilherme Reis não venceram corridas, mas somaram muitos pódios no semestre.

O semestre fechou com 460 pilotos participantes, quase 2.100 participações, 60 vencedores diferentes (recorde), sendo que 34 deles conquistaram vitória pela primeira vez.

+ Confira aqui a classificação final do campeonato

Bolão

No tradicional Bolão Tabajara, os apostadores indicam quais são os pilotos que vão passar para a Super final. Dos 20 “cabeças de chave”, sete deles não avançaram à Super final, já derrubando o bolão de alguns apostadores.

Os pilotos Gedeon Santos, Marco Rinoldi e Matteo Rinoldi foram citados em TODAS as apostas. Os três se classificaram.

Higor Chaves, Mateus Alves, Lucas Ferreira e Rafael Alves foram os menos citados nas apostas dentre os pilotos que se classificaram.

E o resultado final do bolão ficou assim: muitos apostadores fizeram 15 e 16 pontos, e José Ribeiro, Charles Assunção e Thiago Oliveira foram os maiores pontuadores, com 17 acertos cada um. Eles terão que dividir o vale-presente de R$100 da LP1 Store, igual prêmio de Tele-sena pra quem faz mais pontos…

Balanço final

Mais uma vez o Tabajara chega ao fim com saldo positivo: grande quantidade de pilotos participantes, muitos pilotos apresentando notável evolução, e muitos momentos bacanas de descontração.

A organização observou algumas questões de logística e já anunciou novidades para 2025, inclusive detalhes novos no regulamento da competição.

Por fim, a organização agradece o prestígio de todos os participantes e espectadores, todo elogio e toda mensagem de carinho enviada, e parabeniza o empenho dos pilotos nos treinos e a resiliência de todos ao ouvir as orientações e buscar melhorar.

Quer participar do Tabajara também? Entre em contato com a organização e solicite sua vaga. O grupo é aberto e as corridas são avulsas: dessa forma não há taxa de inscrição, qualquer piloto habilitado na modalidade Super kart pode participar, e os pilotos têm liberdade para escolher quais corridas querem participar.

O Tabajara entra em um rápido recesso e retorna no dia 9 de janeiro com a primeira etapa de 2025.

Histórico de participação dos pilotos

A organização mantém aqui no site a relação completa de todos os pilotos que já participaram de alguma edição do Tabajara, bem como as principais estatísticas ao longo destas edições. No link a seguir podem ser conferidas essas informações, como por exemplo quantas corridas cada piloto participou ou a quantidade de vitórias ou de pontos que cada piloto acumulou ao longo de suas participações.

+ CLIQUE AQUI e confira o histórico de participação dos pilotos!

✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻‍🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados
@firepitbrasil – Um novo conceito de churrasqueira

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com